16/03/2022

Governo projeta elevar participação de ferrovias de 20% para 40% em 2035

 Governo projeta elevar participação de ferrovias de 20% para 40% em 2035



O ministro de Infraestrutura e pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que a projeção é que a participação do modal ferroviário salte dos atuais 20% para 40% em 2035, a partir dos novos investimentos que estão em curso.

“Esse acréscimo de oferta ferroviária vai representar uma redução expressiva de frete. [O valor] Já tem caído. Tudo que está sendo feito tira força do plano nacional de logística e coloca prioridade no interesse privado, que não se furtou e resolveu pedir [autorizações para novas ferrovias privadas]. O privado está percebendo oportunidade”, disse ele, em evento do programa Pró-Trilhos, sobre o setor ferroviário.


O evento também teve presença de Marcelo Sampaio, secretário-executivo do ministério e provável sucessor de Freitas quando este se retirar para assumir a candidatura ao governo paulista. Ao fim de sua fala, quando Sampaio foi chamado ao palco, o ministro chegou a brincar: “Pensei que era para receber o bastão já”.


Em seu discurso no evento, Freitas destacou os leilões de ferrovias feitos durante sua gestão, as renovações antecipadas de concessões e a recente lei que permitiu o regime de autorização para a construção de ferrovias privadas.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 Governo de SP abre consulta pública para contribuições ao plano estratégico de logística

28/07/2025

Governo de SP abre consulta pública para contribuições ao plano estratégico de logística

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), iniciou a coleta de contribuições da sociedade civil ao Plano de Logística (...)

Leia mais
 Centro de distribuição sustentável da ID Logistics Brasil e Beiersdorf opera com cinco frentes de responsabilidade socioambiental

28/07/2025

Centro de distribuição sustentável da ID Logistics Brasil e Beiersdorf opera com cinco frentes de responsabilidade socioambiental

A ID Logistics Brasil, multinacional especializada em logística contratual e presente em 18 países, opera um centro de distribuição sustentável em Jundiaí (SP), em parceria com a Beiersd (...)

Leia mais
 FedEx realiza sua 10 ª edição do Programa de Reciclagem de Uniformes com a produção de mais de 5 mil cobertores para doação

25/07/2025

FedEx realiza sua 10 ª edição do Programa de Reciclagem de Uniformes com a produção de mais de 5 mil cobertores para doação

Ao longo de uma década, a companhia já reutilizou 30 toneladas de tecidos, que foram transformados em mais de 37 mil cobertores para pessoas e animais, beneficiando 60 instituições n (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.