20/10/2020

Governo Federal dá início ao plano de incorporação da Valec e EPL

 Governo Federal dá início ao plano de incorporação da Valec e EPL


Objetivo da junção das estatais é tornar a gestão das empresas mais eficiente e reduzir gastos públicos

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) anunciou nesta segunda-feira (19) o processo de reestruturação e reorganização institucional da Valec e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que passam a constituir uma única empresa que se chamará Infra S.A.. A incorporação das empresas irá reduzir os custos de manutenção da União e priorizará o que há de melhor em conhecimento e capital humano de ambas para projetos de infraestrutura. A previsão é que o plano de reestruturação seja apresentado em 90 dias e todo o processo de junção esteja concluído em 270 dias. Após a implantação, serão realizadas avaliações trimestrais de acompanhamento da nova empresa.

Um dos principais objetivos da incorporação é otimizar os gastos por meio de uma empresa mais enxuta, eficiente e sustentável. A partir da junção, a Infra S.A. terá a missão de estruturar os projetos de concessão de ativos à iniciativa privada em longo prazo. “O que espero de todos os gestores e servidores da Valec e EPL é o engajamento nesse processo para que possamos projetar uma nova empresa que nasça sem as mazelas do passado, com governança e instrumentos que nos ajudem a pensar a infraestrutura no Brasil”, declarou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Todo o processo de transição será apoiado pela consultoria Falconi, especializada no segmento. Entre os benefícios da junção apresentados pelo head da Falconi, Vinícius Brum, estão os ganhos de escala e de eficiência; aumento de produtividade e redução de gastos de funcionamento; geração de mais de valor decorrente da soma de competências chave da Valec e da EPL; e transferência de conhecimento gerencial para gestores e técnicos.

Um novo modelo de negócios será criado pela consultoria, contemplando as seguintes perspectivas: organizacional, operacional e de gestão e seu plano de implementação. Em 90 dias, os consultores apresentarão os resultados do modelo, com padrões para a governança do projeto e o alinhamento estratégico com os principais executivos das empresas.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.