A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia a oitava edição do Programa de Reciclagem de Uniformes. A iniciativa é promovida anualmente pela companhia e tem como objetivo fazer o descarte correto e consciente dos uniformes de seus funcionários, ao mesmo tempo que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social e animais que vivem em abrigos. Este ano, quase 4 toneladas de uniformes antigos foram reciclados e geraram 4.600 cobertores para humanos e 1.050, em tamanho menor, para pets.
Ao longo das oito edições do programa, foram produzidos cerca de 21.600 cobertores a partir da reciclagem de aproximadamente 73 mil peças de roupas, totalizando mais de 22 toneladas de uniformes recuperados. Ao produzir os cobertores, a FedEx também gera benefícios ambientais, como a redução da emissão de gases de efeito estufa em comparação ao uso de outros métodos de descarte de tecidos.
Além das peças transformadas em cobertores, a FedEx também destinou mais de 300kg de material não-reciclável para coprocessamento. Como resultado da campanha de 2023, estima-se que foram conservados aproximadamente 27,48m³ de aterro sanitário, espaço equivalente ao ocupado por 7,35 carros populares[1].
“Por meio do programa de reciclagem, conseguimos colocar em prática elementos importantes da nossa cultura corporativa. Além de adotarmos práticas sustentáveis em nossa cadeia de suprimentos, ajudamos as comunidades onde temos operações em todo o país”, comenta Guilherme Gatti, vice-presidente de operações da FedEx Express no Brasil.
A campanha de doação de cobertores faz parte do FedEx Cares, programa de engajamento comunitário global desenvolvido pela empresa em todo o mundo. No Brasil, a iniciativa já beneficiou cerca de 50 instituições sociais por meio da distribuição dos cobertores.