A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, acaba de anunciar os vencedores da 6ª edição do Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas no Brasil.
A Luft Shoes, que comercializa calçados ecologicamente responsáveis desenvolvidos para crianças, conquistou o primeiro lugar e receberá R$ 175 mil para investir no desenvolvimento de seus negócios. Na segunda colocação ficou a Olga Store, empresa focada no segmento de bolsas, que receberá R$ 100 mil.
O terceiro lugar foi para a AnKur Embalagens Compostáveis, produtora de embalagens sustentáveis, que levará R$ 75 mil. Todos os vencedores terão, ainda, mentoria de negócios com Renato Mendes, que é investidor, mentor na Endeavor Brasil e autor do best-seller "Mude ou Morra".
Neste ano, o programa recebeu 1535 inscrições, número cerca de 90% maior que o de 2021. Os jurados avaliaram os planos de negócios apresentados pelos participantes, incluindo seus diferenciais, o impacto na sociedade, a relação que mantêm com a comunidade e com o meio ambiente, entre outros tópicos relevantes.
Cristiano Koga, vice-presidente de vendas para América do Sul da FedEx Express, torce para que os prêmios e a mentoria sejam uma 'virada de chave' nos negócios. "Temos exemplos de vencedores de edições passadas que cresceram após o programa e hoje exportam seus produtos para países como Japão e Canadá. Saber que temos um papel no sucesso desses negócios nos deixa muito felizes", conta.
Lançado nos EUA em 2012, o Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas foi expandido para outros mercados. Na região da América Latina e Caribe, está presente no Brasil, México, Guatemala, Colômbia, Argentina, Chile e República Dominicana.