07/02/2023

Empresário que ver o metaverso como possibilidade de negócio estará à frente da concorrência, diz especialista

 Empresário que ver o metaverso como possibilidade de negócio estará à frente da concorrência, diz especialista



O chamado mundo do metaverso está cada dia mais próximo e inevitável. Em termos comerciais, trata-se de uma nova forma de vender e consumir – e várias empresas já estão fazendo experimentações para sair na frente e ter mais conhecimento no trato com clientes nesta nova ferramenta. De acordo com a pesquisa da Analysis Group, o metaverso poderá representar 2,8% do PIB Global em 2031.


Para Antonio Wrobleski, engenheiro, especialista em logística e atento aos rumos deste novo universo, o metaverso precisa ser enxergado como uma excelente oportunidade de negócios. “Utilizando dessa ferramenta, um empresário pode, no conceito de logística, simular um armazém, por exemplo, e a aplicabilidade de uma pessoa que faz coletas e sai para fazer uma entrega. Desta forma, você consegue antecipar possíveis problemas ou erros e melhorar o rendimento da empresa. É um universo de possibilidades e de negócios”, comentou.


O exemplo do especialista, utilizando o mercado de logística, também pode ser aplicado para empresas de diferentes segmentos. Comércios de bairro que vendem alimentos podem perfeitamente ter a própria empresa no metaverso: fazer um atendimento neste outro universo e entregar o produto na casa do cliente.


“Não vejo essa realidade tão distante. Em breve, poderemos colocar os nossos equipamentos, óculos, fones, e de dentro de casa, apenas conectados ao metaverso”, explicou o especialista. “Além de comprar alimentos, vestimentas, calçados, ou uma infinidade de produtos. O empresário que souber se adaptar melhor a essa nova realidade e possibilidade de negócio, estará em vantagem, já saberá como funciona o processo e acabará na frente de sua concorrência nesse universo.”


Segundo o estudo “Meet Me in the Metaverse - The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business”, realizado recentemente pela Accenture, 72% dos executivos globais acreditam que o metaverso terá um impacto positivo em suas organizações. Já 45% dos entrevistados veem que esse recurso trará uma transformação profunda para suas empresas.


INVESTIMENTO


Mesmo com tanta evolução, os equipamentos e processadores utilizados precisam melhorar muito, o que não é barato. “A gente acredita que no futuro, como todo equipamento e tecnologia de ponta, tenha redução significativa no preço e se torne mais acessível para que as pessoas possam fazer parte dessa realidade”, comentou Wrobleski.


Ele acredita que o metaverso também seja uma importante alternativa de investimentos para a indústria. Ele lembra que muitas fábricas, podem espelhar suas linhas de produção por meio do metaverso. Empresas com maior poder de investimento já estão trabalhando dentro dessa realidade.


“São grandes empresas que têm esse poder de investimento. Elas já estão trabalhando na realidade mista, que nada mais é que o metaverso. Não temos como saber exatamente como vai ser, mas é certo que teremos uma vida entrelaçada entre duas realidades, uma offline e outra online. Esse é o futuro da tecnologia, a tão esperada web 3.0 da nossa evolução”, pontuou.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Ferrovia Transnordestina recebe autorização da ANTT e pela primeira vez terá transporte de cargas

10/10/2025

Ferrovia Transnordestina recebe autorização da ANTT e pela primeira vez terá transporte de cargas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta quinta-feira (9/10), o início do tráfego ferroviário de cargas na Ferrovia Transnordestina, em regime de comissioname (...)

Leia mais
 Luft Logistics lança AcademIA Luft para impulsionar inovação logística com inteligência artificial

09/10/2025

Luft Logistics lança AcademIA Luft para impulsionar inovação logística com inteligência artificial

A Luft Logistics lançou a AcademIA Luft, uma plataforma educacional online voltada para o desenvolvimento de soluções e o aprimoramento de talentos da companhia. Criada pela área de Inte (...)

Leia mais
 Como a DHL lida com picos de vendas da Black Friday, Natal e das plataformas asiáticas

09/10/2025

Como a DHL lida com picos de vendas da Black Friday, Natal e das plataformas asiáticas

Uma das saídas é garantir às marcas a possibilidade de armazenar estoques próximos do consumidor para permitir entregas rápidas. Para este ano, a multinacional de logística espera al (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.