29/07/2025

Empresa cria serviço para otimizar transporte de cargas ao Porto de Santos

 Empresa cria serviço para otimizar transporte de cargas ao Porto de Santos



A Brado Logística anunciou a criação de um novo serviço para o transporte de cargas de exportação entre a região de Campinas, no interior de São Paulo, ao Porto de Santos (SP). Segundo a empresa, o serviço conta com colaboração de transportadores que já realizam o transporte de cargas de importação para a região.


O novo serviço funciona da seguinte forma: em vez de os caminhões voltarem vazios ao Porto de Santos após a entrega de produtos importados no polo industrial de Campinas, os veículos são usados para levar cargas de exportação da Brado, a partir de seu terminal no município de Sumaré. Ou seja, dinamizando o mercado da importação, a companhia consegue reduzir custos e otimizar o fluxo de transporte.


A solução, denominada ‘Frete Sinergia’ integra o projeto ‘Carrossel da Brado’, que prevê investimento de R$ 260 milhões até 2030 nos terminais de Sumaré e também em Rondonópolis (MT).


A operação de exportação da Brado em Sumaré movimentou, em maio de 2025, cerca de 700 caminhões, carregados com produtos como algodão, madeira, carne bovina, farelos de soja e milho (DDG), minério e outros.


O gerente de Pricing e Experiência do Cliente da Brado, Thiago Estevam, destacou que, ao conectar o retorno dos veículos que carregam produtos importados à demanda de exportação, a operação fica mais eficiente e com potencial de redução de custos para todos os envolvidos.


“A agilidade do nosso terminal em Sumaré é um ponto-chave. As transportadoras de importação podem descarregar seus contêineres vazios de forma rápida e aproveitar a oportunidade de carregar nossas cargas de exportação, otimizando o tempo de seus veículos e de seus motoristas”, disse o executivo.


De acordo com Estevam, a principal vantagem apontada para o novo serviço é a otimização do uso da capacidade de transporte de cargas. Ao realizar uma integração entre os produtos de importação e exportação, é possível combinar as cargas da Brado e de parceiras, permitindo às transportadoras obter receitas em rotas que antes seriam percorridas sem carga.


O terminal da Brado em Sumaré opera 24 horas por dia, sete dias por semana, o que favorece a rápida descarga de contêineres vazios e a imediata recarga com produtos de exportação. Essa agilidade é crucial para otimizar a jornada de veículos e motoristas.


Fonte: Be News



Notícias Relacionadas
 DHL Supply Chain corta mais de 26 mil toneladas de CO₂ na América Latina em 2024

30/07/2025

DHL Supply Chain corta mais de 26 mil toneladas de CO₂ na América Latina em 2024

A DHL Supply Chain reduziu 26 mil toneladas métricas de CO₂ equivalente em suas operações na América Latina em 2024, segundo relatório divulgado pela companhia. O resultado foi alcançado (...)

Leia mais
 Brasil incorpora todos os estados ao projeto Rotas de Integração Sul-Americana

29/07/2025

Brasil incorpora todos os estados ao projeto Rotas de Integração Sul-Americana

O Governo Federal apresentou nesta segunda-feira (28/7) o Relatório 2025 do projeto Rotas de Integração Sul-Americana. Produzido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, o documento (...)

Leia mais
 Governo de SP abre consulta pública para contribuições ao plano estratégico de logística

28/07/2025

Governo de SP abre consulta pública para contribuições ao plano estratégico de logística

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), iniciou a coleta de contribuições da sociedade civil ao Plano de Logística (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.