25/08/2025

DP World inicia expansão do terminal no Porto de Santos e amplia capacidade logística nacional



A DP World recebeu no dia 21 de agosto a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e sua comitiva, para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras de expansão do terminal portuário, localizado na margem esquerda do Porto de Santos.


A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e faz parte de um ciclo de investimentos da companhia que já ultrapassa R$ 3 bilhões em infraestrutura e tecnologia desde 2013. Durante a visita, o ministro conheceu o local onde foram cravadas as primeiras estacas e conversou com trabalhadores portuários.


O projeto prevê a adição de 190 metros lineares ao cais atual, totalizando 1.290 metros. A expansão será dividida em 40 metros junto ao Berço 4, dedicado às operações de celulose, e 150 metros junto ao Berço 1, voltado às operações de contêineres. Até o início de 2026, está prevista a cravação de 175 estacas, etapa fundamental para a conclusão da obra em agosto de 2026.


De acordo com Fabio Siccherino, CEO da DP World no Brasil, “A presença do ministro Silvio Costa Filho em nosso terminal reforça a relevância das obras para o futuro da logística nacional. A expansão do cais fortalece a competitividade do Porto de Santos e garante maior capacidade, eficiência e sustentabilidade para atender diferentes cadeias produtivas”.


Ampliação da capacidade de movimentação de cargas


Com a conclusão do projeto, que inclui também a aquisição de novos equipamentos, o terminal elevará sua capacidade de movimentação para 1,7 milhão de TEUs por ano até 2026. O avanço consolida a posição do Porto de Santos como um dos principais hubs de exportação do país, especialmente para cargas gerais e celulose.


Em 2024, a DP World já havia registrado movimentação superior a 1,25 milhão de TEUs, representando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. O aumento reforça a tendência de expansão da demanda por infraestrutura portuária moderna e eficiente.


Integração logística e soluções end-to-end


Além da ampliação do terminal, a companhia segue investindo em soluções logísticas integradas end-to-end, que abrangem desde operações portuárias até agenciamento de cargas, transporte terrestre, armazenagem e distribuição. Essas iniciativas têm como objetivo ampliar a conectividade logística em todo o Brasil e fortalecer a integração das cadeias de suprimentos.


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.