A DP World anunciou que, a partir de setembro, vai iniciar a operação, em Cajamar, a cerca de quarenta quilômetros da cidade de São Paulo, um armazém logístico voltado a operações multicliente. Com a nova unidade, que foi arrendada, informa a empresa, sua capacidade de atuação em operações logísticas passa a ser de 100 mil metros quadrados. De acordo com a companhia, o arrendamento de mais um armazém faz parte de sua estratégia para consolidar sua participação no mercado de contratos logísticos e de oferecer soluções ponta‑a‑ponta (E2E).
A DP World ressalta que a localização da nova unidade, com acesso direto às principais rodovias da Região Metropolitana de São Paulo — como Anhanguera, Bandeirantes e Rodoanel — é facilitadora para o abastecimento rápido da região e para o escoamento da produção de indústrias do interior e de outros estados. Segundo a empresa, o modelo de armazém multicliente tem como um de seus objetivos, ao reunir diferentes empresas em um mesmo espaço, possibilitar o compartilhamento de infraestrutura, tecnologia, equipes e processos operacionais para reduzir custos.
O formato permite que empresas ajustem sua capacidade operacional de acordo com a demanda, o que é especialmente vantajoso em períodos de pico de vendas e de circulação de mercadorias, como Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. Márcio Medina, VP Comercial da DP World no Brasil, explicou que o armazém de Cajamar será o primeiro do grupo a operar o conceito multicliente e que estão previstos arrendamentos de outros em diversas regiões do país. “Ao contar com uma estrutura compartilhada, as companhias conseguem responder com agilidade às variações sazonais, custos competitivos, além elevado nível de serviço e eficiência logística”, disse.
Fonte: Portos e Navios