02/06/2021

Crise elétrica pode parar hidrovia Tietê-Paraná

 Crise elétrica pode parar hidrovia Tietê-Paraná


A crise no abastecimento de energia, agravada pelo pior regime de chuvas em 91 anos nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, terá desdobramentos sobre a logística nacional: a hidrovia Tietê-Paraná, um dos principais corredores fluviais do país, pode parar no início de julho.

Em carta enviada ao Ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pede mudanças emergenciais na operação dos reservatórios de duas usinas hidrelétricas no rio Paraná que, na prática, podem inviabilizar a navegabilidade na hidrovia.

No ofício, o ONS relata a necessidade de reduzir a altura mínima dos espelhos d'água dos reservatórios de Ilha Solteira e de Três Irmãos, ambos em São Paulo. A medida, que será avaliada pela ANA, é apontada como essencial para manter a “governabilidade hidráulica na bacia do rio Paraná ao longo do período seco de 2021”.

“Se houver mudança de vazão a partir de julho a hidrovia vai parar. Não tem calado, não tem jeito”, afirma o secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto.

Segundo o Movimento Pró-Logística, a hidrovia Tietê-Paraná transporta cerca de seis milhões de toneladas por ano. Além de produtos do agronegócio, é essencial para escoar materiais da construção civil. “É uma concorrência pelo uso da água. Nós precisamos de calado para a navegação. Eles precisam de geração de energia”, diz Edeon Vaz, diretor-executivo do movimento.\
\
Fonte: Valor

Notícias Relacionadas
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais
 Portos brasileiros têm o melhor semestre da história

14/08/2025

Portos brasileiros têm o melhor semestre da história

Movimentação de cargas nos portos brasileiros foi recorde no primeiro semestre deste ano, chegando a 653,7 milhões de toneladas transportadas, volume 1% superior ao registrado no mesmo p (...)

Leia mais
 Acordo entre Brasil e China foca em integração logística e desenvolvimento regional

13/08/2025

Acordo entre Brasil e China foca em integração logística e desenvolvimento regional

O governo federal assinou na segunda-feira (11), em Pequim, um Memorando de Entendimento com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China, que prevê nov (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.