10/01/2023

Competição na logística contribui para crescimento e expansão das empresas no e-commerce

 Competição na logística contribui para crescimento e expansão das empresas no e-commerce



O Brasil teve o maior crescimento de receita em vendas no e-commerce da América Latina: o país registrou aumento de US$ 8,1 bilhões em 2022, se comparado com o ano anterior, e uma receita total de US$ 49,2 bilhões. Os dados são do estudo “Latin America 2022”, realizado pela pesquisadora Retail X. A logística de distribuição e entregas precisa acompanhar os avanços do varejo digital, para que empresas e marcas consigam expandir suas operações e suprir as demandas comerciais. Dessa forma, o constante crescimento de mercado, confirmado pelos números, pode continuar e se sustentar. 


Uma das estratégias que contribuem para este cenário é a coopetição logística, no qual empresas tornam-se parceiras para expandir os negócios e suprir as demandas de mercado. “Quando falamos do setor logístico, um dos principais exemplos de sucesso são os hubs – galpões, centros de distribuição e de armazenamento de produtos -, nos quais dois ou mais players varejistas utilizam a mesma estrutura para realizar as entregas do e-commerce”, explica Fernando Sartori, fundador e CEO da Uello, logtech especializada em logística de entregas.


Pensando em ajudar os varejistas, Fernando Sartori elencou as principais vantagens de adotar a estratégia de hubs. Confira:


1 – Redução de custos: 


A parceria e a colaboração entre os players varejistas possibilitam minimizar despesas, porque o processo neste sistema é centralizado nos hubs. Duas ou mais empresas varejistas utilizam o centro logístico para armazenar seus produtos e realizar a distribuição e entregas dos pedidos, de acordo com a sua demanda.


“Os hubs ficam localizados nos pontos-chave dos municípios do país, contribuindo para rotas mais eficientes, possibilitando entregas same day e no dia seguinte após a compra. A definição antecipada das rotas e a utilização dos centros logísticos geram a economia no número de veículos da frota, minimiza gastos com deslocamentos, além de contribuir para a eficiência de entregas e na redução de poluentes”, explica o CEO.


2 – Qualidade de entregas e satisfação dos consumidores:


Dentre os principais benefícios da coopetição está o alto padrão de qualidade adotado pelas empresas, por meio da colaboração pela inovação e tecnologia, para disponibilizar o melhor serviço de entregas. O objetivo é oferecer experiências únicas e personalizadas para os clientes e consumidores, impactando diretamente na satisfação do consumidor. “A colaboração entre as empresas para atingir melhores resultados de entrega é eficaz. Com a economia promovida pelos hubs compartilhados, elas podem investir juntas na experiência de logística. Os consumidores conseguem acompanhar todo o processo da entrega do produto, passo a passo, o que tem gerado melhores índices de fidelização de clientes, resultando no processo de recompra”, declara Sartori.


3 – Processo de expansão de mercado:


A eficiência no setor permite que as demandas do mercado sejam supridas de maneira precisa, gerando impacto direto na receita final do e-commerce e do varejo. O crescimento está ligado diretamente à qualidade do serviço prestado ao mercado.


“As empresas e players varejistas que adotam essas estratégias e visam a alta qualidade na prestação de serviços conseguem alcançar melhores resultados de mercado. A coopetição tem esse propósito final. Podemos ter como base o crescimento do e-commerce no país nos últimos anos e o forte investimento em hubs, logtechs, tecnologias de mercado e contratação de novos profissionais”, finaliza o CEO.


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.