Uma comitiva de Operadores Logísticos, liderada pela ABOL, esteve, na manhã desta terça-feira, no Terminal de Contêineres (Tecon Salvador) da Wilson Sons, unidade de negócios localizada na capital baiana. Além da diretoria da Associação, foram conhecer de perto as instalações representantes da TPC, Andreani, Grupo Toniato e Multilog. O objetivo foi estreitar ainda mais o relacionamento entre as empresas, além de fortalecer a troca de experiências. A programação incluiu apresentações sobre o terminal, tour pelas operações do empreendimento e ações nas instalações e pátio.
Em 2022, o Tecon foi marcado pela ampliação da retroárea e duplicação do berço, com a inauguração do cais Santa Dulce dos Pobres. Somado ao cais Água de Meninos, totalizam 800 metros de extensão e 16 metros de profundidade, permitindo que o Tecon Salvador esteja entre os poucos do Brasil aptos a operar os maiores navios porta-contêineres New Panamax, com cerca de 366 metros de extensão.A operação ocorre às margens da encantadora Baía de Todos-os-Santos, considerada capital da Amazônia Azul, no primeiro porto o Brasil, berço originário da Wilson Sons desde 1837.
Recentemente, a Wilson Sons também investiu em duas reach stackers e uma side loader, empilhadeiras com tecnologia de ponta, vanguarda no mundo. A aquisição dos veículos, chamados de TTs (terminal tractors), somada às empilhadeiras, demandou R$24 milhões de investimento, contribuindo para aumentar a capacidade de atendimento e competitividade do Porto de Salvador.
Com o investimento, o Brasil passa a ser o segundo País no mundo e o primeiro das Américas a ter uma frota de TTs elétricos. Os 12 TTs possibilitam a redução no consumo de aproximadamente 150.000 litros de diesel por ano, diminuindo as emissões na atmosfera.