28/09/2020

Campanha defende construção de túnel subterrâneo entre Santos e Guarujá (SP)

 Campanha defende construção de túnel subterrâneo entre Santos e Guarujá (SP)


Ideia é desafogar o tráfego e aquecer a economia da região

Para atender a um desejo antigo da população de Santos e do Guarujá, no estado de São Paulo, desafogar o trânsito e impulsionar os negócios da região, principalmente no Porto de Santos, foi lançada, nessa quinta-feira (24), a campanha “Vou de Túnel”. Criada por um pool de empresas e com apoio da AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos), ela defende que se construa um túnel subterrâneo que ligue as duas cidades como solução para a ligação seca entre os municípios, preservando a operação portuária.

O ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos e defensor do projeto, Casemiro Tércio Carvalho, cita que várias discussões técnicas já foram feitas e que o túnel trará melhoria para as pessoas que precisam fazer o deslocamento diariamente. "O túnel respeita o cidadão e o urbanismo, além do canal de navegação do porto. São 30 mil passageiros por dia utilizando as barcas. O transporte sobre trilhos melhorará a qualidade do transporte. Fizemos uma revisão do custo do projeto, e ele ficou em R$ 2,5 bilhões. O custo do VLT está incluso no investimento."

Com 1,7 km e três pistas, o túnel faria o trajeto entre as duas cidades ser de apenas cinco minutos. Atualmente, de carro, a viagem gira em torno de 50 minutos e de até duas horas de balsa. Ainda está prevista uma via exclusiva para o VLT.

Caso saia do papel, a iniciativa atenderá mais de 40 mil pessoas por dia. Calcula-se, ainda, a redução de 72 toneladas de emissão de monóxido de carbono por ano.

O professor do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia da USP (Universidade de São Paulo), Tarcísio Barreto Celestino, cita que o túnel seria a melhor solução e que o prazo para sua construção ficaria em torno de dois anos. "A solução subterrânea é a melhor. Faz uma década que estamos estudando o projeto. Será uma estrutura muito segura e funcional em uma construção que não passaria de dois anos, podendo o prazo ser até encurtado."

De acordo com o projeto, o túnel imerso não traria diferença para a circulação dos navios que diariamente abastecem o porto de Santos, e a ligação seria feita em um ponto estratégico para que os moradores não tenham que sair da cidade para fazer a travessia.

Casemiro Tércio Carvalho explica, também, que é preciso escolher um modelo ideal para o projeto. "Já existe uma licença ambiental. O próximo passo é ver qual o modelo de implementação. Para colocar em prática, seria necessária uma concessão pura ou uma PPP (Parceria Público-Privada), com contrapartidas, ou colocar esse ativo dentro da desestatização do porto de Santos. Hoje, dois terços da economia da cidade vêm do porto."

O especialista em túneis do Brasil e diretor da AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos), Eduardo Lustoza, fala que é necessário atuar junto aos poderes legislativos para alcançar a execução da iniciativa. "É preciso ter a melhor opção de custo-benefício. O maior porto da América Latina precisa da melhor solução. Chegamos ao ponto de fazer essa campanha para mostrar para a sociedade e para os políticos como melhorar a situação diária. A região tem potencial de contribuir com o país com a integração Santos/Guarujá. Temos uma petição e pretendemos que ela chegue ao governo federal para que possamos sensibilizar os governantes", relata.

Fonte: CNT

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.