A Brado acaba de reforçar sua operação no terminal de Rondonópolis (MT) com a instalação de um segundo tombador de caminhões, ampliando significativamente sua capacidade operacional. O novo equipamento permite processar até 180 veículos por dia – o dobro da capacidade anterior – graças à possibilidade de operações simultâneas. Essa ampliação chega em um momento crucial para o agronegócio brasileiro, coincidindo com o período de safra recorde.
Segundo dados da Conab, a produção brasileira de milho na safra 2024/25 deve crescer 11%, alcançando 328,3 milhões de toneladas, enquanto a soja terá incremento de 14%, totalizando 167,37 milhões de toneladas. Mato Grosso, onde está localizado o terminal, lidera as exportações desses grãos, tendo enviado 43 milhões de toneladas de milho e 24,89 milhões de toneladas de soja em 2024.
A partir do terminal de Rondonópolis, a Brado opera o transporte de milho para indústrias de alimentos do interior paulista, além de escoar farelo de soja, soja em grão e DDG (farelo de milho) para exportação. Diferentemente do transporte convencional em navios graneleiros, a operação em contêineres lacrados oferece maior qualidade e segurança aos produtos, sendo especialmente vantajosa para compradores de menor porte.
O novo tombador traz importantes avanços operacionais: reduz riscos de contaminação cruzada entre diferentes tipos de carga, diminui a necessidade de paradas para limpeza e manutenção, e aumenta a fluidez no recebimento de caminhões. Essas melhorias resultam em ganhos significativos de eficiência, permitindo ao terminal manter alta disponibilidade operacional durante os períodos de maior demanda, como o atual ciclo de safras recordes. A iniciativa consolida a posição da Brado como importante player na logística do agronegócio brasileiro.