08/10/2020

"BR do Mar: ‘Não há intenção de retirada de urgência’, diz Minfra"

 "BR do Mar: ‘Não há intenção de retirada de urgência’, diz Minfra"


Previsão do ministério é que projeto seja votado daqui a duas semanas. Interlocutores acreditam que PL não deve ir à votação antes das eleições municipais

O Ministério da Infraestrutura afirmou, nesta quarta-feira (7), que não há intenção de retirar o pedido de urgência constitucional do projeto de lei 4.199/2020 (BR do Mar). A previsão, segundo a pasta, é que a matéria seja votada daqui a duas semanas, na sessão do dia 20 de outubro. O PL apresentado no último dia 13 de agosto está trancando a pauta da Câmara dos Deputados desde o dia 29 de setembro, porém não impede a votação de medidas provisórias e PECs, por exemplo. Até o momento, não foi designado relator para a matéria. O favorito para assumir a função é o deputado Felipe Francischini (PSL/PR). Interlocutores ouvidos pela Portos e Navios acreditam que o PL seguirá em regime de urgência nas próximas semanas, porém não deve ser votado até as eleições municipais porque a oposição está fazendo obstrução.

Circula nas redes sociais um áudio (ouça abaixo) em que o ministro Tarcísio de Freitas disse, em videoconferência com representantes de caminhoneiros no dia 17 de setembro, que o governo retiraria a urgência do PL. Sindicatos de caminhoneiros autônomos têm se apresentado contra a urgência do BR do Mar, alegando que a categoria pode ser impactada pelas medidas de estímulo à cabotagem. A fala atribuída a Freitas também tem sido usada por parlamentares que defendem a derrubada da urgência pelo governo para que o projeto seja mais debatido.

Um deles é o deputado Fausto Pinato (PP/SP), que apresentou, na última quinta-feira (1º), um requerimento para que a Câmara dos Deputados encaminhe à Casa Civil um pedido de retirada do regime de urgência do projeto. Pinato também apresentou uma série de emendas ao PL 4199, entre elas uma pedindo a inclusão de um artigo que vede a possibilidade de contratação do transporte terrestre, seja no trajeto até o porto ou do porto até o cliente final, por armadores marítimos, empresas de cabotagem, empresas brasileiras de navegação e outras empresas, que pertençam ao mesmo grupo econômico.

Procurado pela reportagem, o ministério não comentou o áudio, mas ressaltou que a pasta mantém o diálogo com os caminhoneiros. “O MInfra vem mantendo contato com os caminhoneiros para explicar detalhes do projeto e como a categoria também será beneficiada com ele como, por exemplo, nos fretes de curta distância entre os portos e locais de escoamento de mercadorias”, salientou em nota.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.