13/10/2020

BR do Mar deve ser votado no dia 20

 BR do Mar deve ser votado no dia 20


Esta é a nova expectativa do Ministério da Infraestrutura, responsável pelo texto que foi enviado ao Congresso há quase dois meses

Prevista para acontecer na semana passada, a votação do projeto de lei do programa BR do Mar na Câmara dos Deputados deverá ocorrer no próximo dia 20. Esta é a nova expectativa do Ministério da Infraestrutura, responsável pelo texto que foi enviado ao Congresso há quase dois meses. Enquanto isso,44 emendas já foram propostas pelos deputados.

Com o BR do Mar, a pasta prevê ampliar o volume de contêineres transportados via cabotagem (o transporte marítimo de cargas ao longo da costa). O plano ainda visa ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos.

O Projeto de Lei 4.199/2020 seria votado na última terça-feira. Mas a matéria não foi apreciada em face do encerramento da Ordem do Dia na Câmara.
O Ministério da Infraestrutura chegou a cogitar retirar o caráter de urgência do projeto de lei. Mas, até agora, isso não se concretizou. Neste caso, após 45 dias do pedido, o projeto tranca a pauta da Câmara.

Esse trancamento impede a votação de projetos de lei, mas não impede a votação de outros tipos de proposições, como medidas provisórias.

Segundo o Ministério, ainda não foi definido o relator do projeto na Câmara. Mas, conforme apurado pela Reportagem, esta função pode ser exercida pelo deputado Felipe Francischini (PSL-PR).

EMENDAS Até a última sexta-feira, 44 emendas foram protocoladas por deputados para alteração de trechos do projeto. Entre elas, estão pedidos relacionados à capacitação de trabalhadores e à renovação da validade do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) e do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto, que garante isenções tributárias na compra de equipamentos para instalações portuárias, por exemplo, e é válido até o final do ano).

Outros temas ainda devem ser abordados pelos parlamentares, pois há tempo. Procurada, a deputada federal Rosana Valle (PSB) informou que o prazo para o protocolo de emendas é de cinco sessões corridas da Câmara. Até agora, houve só uma.

“Temos duas emendas prontas e vamos avaliar outras duas ou três da Frenlog (Frente Parlamentar Mista de Logística de Transporte e Armazenagem)”, afirmou a deputada, que prevê incluir o pedido de prorrogação do Reporto por três anos e incluir Redex e Depots nesse regime tributário.

Fonte: A Tribuna de Santos/ABTRA

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.