A BBM Logística (BBML3) está adotando o uso de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (aprendizado de máquinas), entre outras ferramentas, para ser mais competitiva e acelerar o crescimento. Para os próximos anos, a empresa planeja investir em IA e Big Data para implantar soluções que conectem e gerenciem processos em tempo real.
“A inovação tecnológica aliada à cultura de gestão orientada a dados será ainda mais importante para a BBM se diferenciar no mercado. A partir disso, usaremos os dados coletados para gerar as melhores soluções para o cliente”, diz Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística.
O executivo lembra que a companhia já usa, entre outras tecnologias, sistemas de rastreamento para monitorar veículos, cargas e motoristas, garantindo maior controle e segurança nas operações e Internet das Coisas (IoT), que permite a troca de informações entre diferentes dispositivos e equipamentos.
IA para funcionários e clientes
A IA será utilizada tanto pelos funcionários como pelos clientes. Os colaboradores poderão obter respostas e informações sobre diversos itens, como se há alguma carga cujo acordo de nível de serviço (SLA) tenha risco de não ser cumprido e quais são os melhores horários para mandar o caminhão para cumprir todos SLAs do cliente, levando em conta a melhor rota e os horários em que o cliente mais costuma ter disponibilidade para receber a carga, entre outros dados.
“Aqui o foco é melhorar a produtividade. São várias as possibilidades de uso interno para melhorarmos processos. O grande benefício é que a IA vai trazer as informações até as pessoas em vez das equipes analisarem dados do passado de forma manual. A solução já fará isso e trará insights para melhorias”, explica Wrobleski .
Já os clientes poderão conversar com a IA, via portal do cliente, para fazer diversos tipos de consultas e simulações, como a previsão de entrega de carga para um determinado dia e local, rastreamento de entregas, entre outros serviços.
Jornada iniciada
O presidente da BBM Logística ressalta que tudo isso só será possível porque a empresa tem se movimentado nos últimos anos para adotar uma gestão orientada a dados. A jornada de cultura data driven começou há quatro anos. De lá pra cá, a empresa criou um Data Lake e, a partir desse repositório de informações sobre o negócio, foi possível analisar grandes volumes de dados.
Com a ajuda da IA, a BBM também prevê otimizar rotas e planejamento ao colocar a máquina para analisar os dados existentes sobre tráfego nas cidades e estradas, demanda de clientes, possíveis restrições de transporte nos locais e condições climáticas e consequentemente maior segurança nas estradas.
Outro exemplo de benefício esperado com a IA é a otimização da manutenção dos veículos. A ideia é que juntando a IA com análise preditiva, a BBM seja avisada sobre possíveis problemas antes mesmo de ocorrerem, como por exemplo, sobre o desgaste dos pneus dos caminhões.
Fonte: Frota e Cia