29/09/2020

Azul Cargo Express certificada a operar primeiro jato Embraer cargueiro

 Azul Cargo Express certificada a operar primeiro jato Embraer cargueiro


Projeto prevê a acomodação de volumes em espaços determinados, presos com redes

A Azul Cargo Express recebeu, na última quinta, 24 de setembro, as certificações necessárias para iniciar as operações com o primeiro jato cargueiro da Embraer. A aeronave de matrícula PR-AYO, que cumpria voos comerciais de passageiros até março, foi adaptada para realizar transportes permanentes de carga e logística.

O primeiro voo com a nova aeronave cargueira da empresa aconteceu no último sábado, dia 26, entre Campinas (SP) e Teresina. Além dela, três outros aviões estão em processo de conversão para cargueiros e serão submetidos à aprovação pelos órgãos que regulam o setor.

O projeto tem algumas diferenças na comparação com um cargueiro puro, já que a aeronave recebeu apenas algumas adaptações. Nesse caso, foram retiradas grande parte das poltronas, preservando algumas em locais estratégicos, como portas e saídas de emergências. Diferente das aeronaves convertidas para o transporte de cargas paletizadas, esse projeto prevê a acomodação de volumes em espaços determinados, presos com redes específicas para essa finalidade.

Os quatro cargueiros da Embraer se juntarão aos dois Boeings 737-400F, ampliando para seis o total de aeronaves exclusivamente dedicadas ao segmento de cargas. A Azul Cargo Express conta ainda com cinco aviões modelo ATR quick-change, que podem ser convertidos do modo passageiro para cargueiro, aumentando a oferta dedicada.

Com uma demanda crescente por esse tipo de serviço, que chega a ser 40% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, a Azul informa que irá aproveitar os novos aviões para aumentar sua eficiência e capacidade logística de seus negócios.

“A demanda para produtos e serviços da Azul Cargo Express está aumentando de forma muito forte. Temos vantagens competitivas exclusivas, como nossa malha aérea, a maior do Brasil com mais do que 100 destinos, e nossa frota diversificada. Assim conseguimos entregar pacotes de e-commerce no país de forma única, rápida e segura. Todos os nossos parceiros de e-commerce estão querendo esse tipo de solução e nós estamos prontos para entregar”, diz a diretora da Azul Cargo Express, Izabel Reis.

Fonte: Tecnologística

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.