09/01/2023

Autorização para terminais portuários privados sobe mais de 1000% em 2022

 Autorização para terminais portuários privados sobe mais de 1000% em 2022



Em 2022, o governo federal autorizou a construção de 11 novos Terminais de Uso Privado (TUPs), com previsão de investimentos da ordem de R$ 22,6 bilhões. Trata-se de um salto financeiro em relação ao ano anterior, quando foram firmados contratos de adesão para 17 terminais, com obras estimadas em R$ 1,9 bilhão. Os dados são da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).


Mas nem todos os projetos liberados pelo governo efetivamente se concretizam, destaca o presidente da entidade, Murillo Barbosa. “Alguns deles são quase projetos de ‘Power Point’, em que o empreendedor têm a posse da terra, faz um projeto belíssimo, e aí sai correndo atrás de investidores, que muitas vezes custam a aparecer ou nem aparecem”, afirma.


Desde 2013, quando os TUPs foram liberados no país, a associação calcula um estoque de projetos de R$ 68 bilhões, dos quais pouco mais da metade efetivamente saíram do papel.


Porém, em relação aos empreendimentos aprovados no ano passado, Barbosa avalia que há muitos projetos com forte potencial de serem realmente construídos.


Ele cita, por exemplo, o caso do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), no Rio de Janeiro, um projeto antigo, que começou a ser concebido em 2011, voltado a carga geral e contêineres, com investimentos estimados em R$ 8,9 bilhões.


Outro caso é o Terminal Santorini, da EBT (Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais), que tem os terminais de granéis líquidos Ageo e Ageo Norte, no Porto de Santos. O novo projeto, com obras estimadas em R$ 3,6 bilhões, ficará em uma área retroportuária do porto santista.


Na lista de TUPs aprovados em 2022 estão ainda o terminal Porto Guará lnfraestrutura, de granéis líquidos e sólidos em Paranaguá (PR), o TPL (Terminal Portuário Logístico), projeto da Triunfo no Porto de Santos (SP), e o TUP NELOG, em Pecém (CE), da Nordeste Logística. Dos onze projetos, quatro estão no Sudeste, três no Norte, dois no Sul e outros dois no Nordeste do país.


Para 2023, a expectativa da associação para a aprovação de novos projetos continua positiva. Segundo Barbosa, o setor tem uma carteira de R$ 17 bilhões de novos empreendimentos que já deram entrada ao processo de autorização pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). “Agora, se sairão do papel ou não é outra história, depende de uma série de fatores, como licenciamento ambiental, que é uma etapa difícil do processo”, diz ele.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.