31/10/2023

As transformações da logística brasileira nos últimos 25 anos e o que está por vir

 As transformações da logística brasileira nos últimos 25 anos e o que está por vir



Por Paulo Sarti, diretor-presidente da Penske Logistics Brasil


A estabilização da economia brasileira na segunda metade da década de 90, aliada à modernização da legislação para atrair capital estrangeiro, fomentou uma revolução na logística do País. O cenário favorável despertou o interesse de gigantes globais, como a Penske, que no começo de outubro comemorou 25 anos de sua bem-sucedida história no Brasil, da qual tenho imenso orgulho de fazer parte. 


Tudo começou em 1998, quando a companhia deu início às operações em território nacional por meio de uma joint venture com a extinta Cotia Trading. Sete anos depois, a Penske comprou as ações restantes e se tornou a única proprietária do grupo, completando mais uma etapa para se consolidar entre os principais operadores logísticos do País. 


Ao longo destas quase três décadas, evoluímos muito, tanto como empresa quanto como setor. A cadeia logística se tornou mais eficiente graças ao avanço tecnológico e ao constante aperfeiçoamento de modelos como nosso LLP (Lead Logistics Provider), que, implementado no Brasil em 2014, já permitiu aos clientes da Penske uma redução de custos de transporte da ordem de milhões de reais por ano.


Superamos momentos desafiadores, como a pandemia, sem deixar de investir no aprimoramento constante da nossa estrutura para seguir oferecendo as melhores condições possíveis para os clientes, principalmente em segmentos como alimentos, varejo e e-commerce, cujas atividades tiveram um boom entre 2020 e 2021. 


Nos próximos anos, os investimentos em tecnologia serão intensificados. A partir da disseminação do 5G, por exemplo, com potencial de redução dos custos da cadeia e potencialização da automação de processos, tanto nos armazéns quanto no transporte, daremos grandes passos. Também contribuirão para o progresso inovações como o armazém multicliente, prestes a ser implementado pela Penske no Brasil, onde será possível armazenar e distribuir mercadorias de diferentes segmentos, oferecendo custos variáveis e compartilhados dependendo do volume.


As perspectivas para a logística brasileira são animadoras. Como um dos principais players globais, a Penske continuará comprometida com o desenvolvimento do setor, que ainda pode (e deve) avançar em termos regulatórios e estruturais, para proporcionar um ambiente de negócios cada vez mais fértil. Que venham os próximos 25 anos.



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.