Seguindo os passos dos marketplaces que atuam há mais tempo no Brasil, a Amazon (AMZO34) introduz hoje o programa de logística para os vendedores da sua plataforma. Ao usar o programa, a empresa diz que os lojistas poderão realizar entregas a partir de dois dias em cidades do País, meta já atingida pelos produtos da própria Amazon. “Mais da metade dos itens vendidos globalmente pela Amazon são de terceiros, o FBA (Logística da Amazon, sigla em inglês) tem relevância grande neste volume”, diz Rafael Ferreira, gerente geral do novo programa.
Questionada sobre a maior rapidez da concorrência, a empresa diz estar comprometida em cumprir suas promessas e avançar sempre, sem se basear tanto nos demais competidores. No novo modelo, os produtos de terceiros passam a ser armazenados nos Centros de Distribuição da Amazon e entregues pela logística da companhia. Há também uma segunda opção, em que os vendedores da plataforma continuam a fazer seu próprio armazenamento e processamento de pedidos, mas usam as ferramentas da plataforma para gestão e contam com o envio da Amazon aos clientes.
A primeira opção está disponível para parceiros localizados no estado de São Paulo que operam sob o regime tributário do Simples Nacional. Já a segunda, chamada FBA Onsite, está disponível a qualquer regime tributário para parceiros de negócio localizados nos estados do Sul e Sudeste, além de Pernambuco, Bahia e Distrito Federal. “Hoje a gente entende que o programa está pronto para essa região. Esse programa não está pronto para quem está, por exemplo, no norte do Brasil”, diz Ferreira. Em sua visão, esse lançamento passo a passo diz respeito ao modo de trabalhar da Amazon, de liberar os serviços quando há um nível satisfatório de serviço.
Com o uso desse serviço, os produtos passam a ter frete grátis para os assinantes da Amazon ou a partir de determinado valor para não assinantes. O modelo ainda traz novas receitas para a companhia tanto pela arrecadação de tarifas dos vendedores que contratarem o programa, quanto pela maior taxa de conversão de vendas com um serviço de maior qualidade prestado e tempo menor de entrega.
Essas características, aliás, devem ranquear melhor o vendedor que optar pelas novas soluções, como acontece em outras plataformas. “A nossa experiência de aumentar a relevância do parceiro de vendas é uma composição de fatores. Ela inclui preço, agilidade de entrega e eficiência operacional do parceiro, por exemplo. Quando esse parceiro vem para o programa e ganha celeridade, passa a oferecer frete grátis e eficiência, a chance de ter maior relevância aumenta”, explica Ferreira.
Fonte: Estadão
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