26/05/2022

Alta no diesel faz empresas apostarem em logística barata e eficiente

 Alta no diesel faz empresas apostarem em logística barata e eficiente



Com o preço do diesel nas alturas, empresas passaram a investir em rotas alternativas para reduzir os custos e favorecer o lucro do motorista. Os dados foram apurados pela Lincros, empresa especializada em soluções para gestão logística. 


Segundo o levantamento, o valor do combustível tem consumido boa parte o orçamento da empresas e, por isso, é necessário planejar um trajeto mais otimizado, aumentando o fluxo de entregas e reduzindo o custo com o diesel em até 10%. A medida também aumenta o lucro do motorista em 22% por entrega.


No setor de distribuição, que sofre com os constantes aumentos, empresas estão aumentando a sua capacidade produtiva para suprir os gastos com combustíveis. Grandes distribuidoras estão aumentando a área de atuação dos motoristas, para que rodem mais e a saída para e entrega compense os gastos.


Soluções de roteirização não só ajudam as companhias a organizar as rotas, como também a optar por caminhos mais eficientes, englobando pedidos e entregas em um mesmo deslocamento. Motoristas estão buscando aumentar os pedidos por carro, quantidade de entregas e quilometragens a mais por dia. Assim, empresas que trabalham com entregas estão aumentando o valor pago e oferecendo um bônus para o motorista que aumentar a sua quantidade de entregas.


Esse aumento de fluxo gera uma economia de 12% ao fim do mês em relação ao gasto total por dia. Sendo assim, o custo para a entrega também diminui, já que empresas estão ampliando as campanhas de frete grátis para determinadas regiões que possuem malha logística otimizada. Nessa base, o custo da entrega pode ser reduzido em 26%.


Um motorista que ganharia R$ 3.930,00, por exemplo, pode aumentar seu lucro para R$ 5.040,00 com as entregas desta empresa que investiu em automação e no aumento da produtividade da sua frota em entregas.


Segundo o CEO da Lincros, Gilson Chequeto, a aplicação da automação nas empresas garante mais segurança no cenário incerto dos insumos.


"Além das transportadoras, outros setores estão sofrendo com esse impacto. O aumento dos combustíveis já chegou no valor de bens e serviços. Outro setor que viu o aumento chegar com grande impacto é o e-commerce, pois na pandemia, esse setor cresceu 27%. Mudanças e grandes estratégias devem ser o foco, incluindo o relacionamento com o cliente, que não sentirá o aumento dos preços", explica.


Fonte: IG



Notícias Relacionadas
 São Paulo inaugura centro de pesquisa para energias renováveis e combustíveis do futuro

26/11/2024

São Paulo inaugura centro de pesquisa para energias renováveis e combustíveis do futuro

O Governo do Estado de São Paulo lançou o Centro de Ciências para o Desenvolvimento de Energias Renováveis e Combustíveis do Futuro (CCD - ERCF), instalado no Instituto de Pesquisas Tecn (...)

Leia mais
 UP2Tech expande e-commerce com solução da DHL Supply Chain

26/11/2024

UP2Tech expande e-commerce com solução da DHL Supply Chain

A UP2Tech, especializada em equipamentos de telecom, contratou a solução da DHL Supply Chain para expandir seu e-commerce B2C. Por meio do DHL Fulfillment Network (DFN), a DHL passou a e (...)

Leia mais
 Movecta expande operação de estufagem de contêineres para exportação de commodities

25/11/2024

Movecta expande operação de estufagem de contêineres para exportação de commodities

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, está expandindo sua operação de estufagem de contêineres para exportação de commodities agrícolas. A estrutura impleme (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.