09/06/2021

ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo

 ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo ABOL solicita inclusão de Operadores Logísticos (OLs) no grupo


Diante da essencialidade do setor e da impossibilidade de isolamento social durante a pandemia do coronavírus, a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão dos Operadores Logísticos (OLs) no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI). O pedido foi feito por meio de ofício protocolado junto à pasta na semana passada.

No texto, a instituição deixou claro que desde o início da disseminação do vírus, no ano passado, supervisores e auxiliares de logística não pararam. Pelo contrário. Muitos Operadores Logísticos, inclusive, precisaram aumentar a sua capacidade operacional e enfrentar o enorme desafio imposto pelo crescente fluxo do e-commerce e o aumento da demanda por produtos fármacos e médicos.

Para acompanhar o novo momento, as empresas tiveram que contratar mais funcionários e colaboradores em um contexto de insegurança sanitária. Os próprios números divulgados na imprensa mostram o aumento significativo de atividades econômicas, que estão diretamente relacionadas ao trabalho do OL. Em fevereiro deste ano, por exemplo, foi verificado um incremento de 3,7% no volume de todos os serviços prestados no País. As vendas online, em particular, registraram alta de 57,4% no primeiro trimestre de 2021.

“Ainda que os OLs tenham adotado todos os protocolos de segurança e boas práticas internacionais para garantir um ambiente seguro para os profissionais, que não poderiam trabalhar de casa pela natureza do serviço prestado, sabemos que o risco de contaminação ainda existe e só poderá ser reduzido a partir da vacinação”, afirmou a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha. Ela espera que o pedido seja atendido o quanto antes, pois juntamente aos caminhoneiros, portuários e aeroportuários - já inseridos entre os prioritários do PNI - os operadores são atores imprescindíveis para a cadeia de suprimentos brasileira.

As considerações feitas pela ABOL foram reforçadas pelo corpo de conselheiros que forma o Brasil Export - Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, parceiro da Associação. Em carta encaminhada aos ministérios da Saúde e Infraestrutura, o grupo afirmou ser fundamental ampliar o leque de categorias contempladas como prioritárias no PNI. Nesse sentido, eles apontaram práticos, agentes marítimos, vistoriadores de carga, despachantes aduaneiros, empregados em estaleiros, empresas de armazenagem, condomínios e operadores logísticos, profissionais que atuam na manutenção de rodovias e ferrovias, dentre outros.

Notícias Relacionadas
 Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

16/12/2025

Bom desempenho do setor de serviços é concentrado em transportes e informação, diz IBGE

Os avanços sucessivos no volume de serviços prestados no País, que levaram o setor a renovar patamares recordes mês a mês, estão calcados em apenas dois segmentos: transportes e serviços (...)

Leia mais
 Santos Brasil adquire guindastes elétricos de pátio e cais

12/12/2025

Santos Brasil adquire guindastes elétricos de pátio e cais

A Santos Brasil adquiriu, na China, dois portêineres — guindastes de cais — e oito RGTs —  guindastes de pátio — que já estão a caminho do Tecon Santos a bordo no navio Zhen Hua 28. (...)

Leia mais
 Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL

11/12/2025

Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL

A Unilever inaugurou nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, localizado na cidade da Serra. A cerimônia contou com a presença do gove (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.