A ABOL marcou presença, na manhã desta quarta-feira (5), no 2° Fórum ITL de Inovação do Transporte, organizado pela CNT em parceria com o Sest/ Senat e o Instituto de Transporte e Logística (ITL). A abertura foi feita pelo Ministro da Infraestrutura (Minfra), Marcelo Sampaio, o presidente da CNT, Vander Costa, e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. O objetivo principal do encontro é discutir "Fontes Alternativas de Energia do Transporte".
Em sua apresentação, Sampaio falou sobre o desenvolvimento de plantas industriais para produção de veículos elétricos no Brasil, assim como seu uso em centros urbanos. Além disso, o chefe do Minfra destacou pontos relevantes relacionados aos diferentes modais de transporte.
Para o setor de aviação, ele observa a necessidade de melhorar e otimizar as rotas das aeronaves, trazendo mais eficiência ecológica. No setor ferroviário, o destaque ficou para as chamadas "locomotivas verdes". Recentemente, o Minfra criou o programa Frota Ferroviária Verde. A iniciativa representa um avanço para incrementar a sustentabilidade do material rodante no âmbito das concessões e autorizações ferroviárias federais.
Quando se trata das rodovias, ainda predominantes no transporte de cargas no Brasil, Sampaio apontou a importância do planejamento de rotas mais eficientes para, além de reduzir o frete, diminuir o consumo de energia. O Programa RENOVAR para caminhoneiros também foi lembrado, pois estimula a modernização da frota de caminhões, aumentando a produtividade do setor logístico e diminuindo a emissão de poluentes.
Outras questões levantadas envolveram a necessidade de priorizar a agenda do biocombustível, dos estudos para o hidrocombustível e o próprio gás GLP. Sampaio também ressaltou a essencialidade do setor privado no investimento da infraestrutura do País, contribuindo para o seu desenvolvimento.
A programação do Fórum ITL segue até o final da tarde com transmissão feita pelo Youtube da CNT.