04/11/2020

ABOL marca presença no Supply Chain Virtual Summit Brazil 2020

 ABOL marca presença no Supply Chain Virtual Summit Brazil 2020


Diretores e líderes do setor de cadeia de suprimentos tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre as características e funções dos Operadores Logísticos na manhã desta quarta-feira (4) durante um dos principais eventos voltados a esse segmento, o Supply Chain Virtual Summit Brazil 2020 (SCS). Na ocasião, o presidente da ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos, Cesar Meireles, apresentou o tamanho desse mercado formado por 275 empresas, cuja receita bruta anual é de R$100,8 bilhões, representando um faturamento médio de R$366 milhões por ano. Os números integram a terceira versão do estudo desenvolvido pela entidade, em parceria com a Fundação Dom Cabral. O material mostra a força, o dinamismo e a capacidade de consolidação desse negócio. 

Apesar dos números surpreendentes, o destaque da palestra de Meireles ficou para os detalhes sobre o perfil dos Operadores Logísticos, empresas responsáveis pelo transporte em qualquer modal, armazenagem em qualquer regime fiscal e gestão de estoque. "Eles são plurais, sendo capazes de atuar em toda a cadeia logística de valor. É um mercado aberto com aspecto concorrencial muito dinâmico", afirmou o presidente da ABOL que, dentro desse contexto, aproveitou para destacar o Projeto de Lei (PL 3757/2020), atualmente aguardando o despacho do presidente da Câmara dos Deputados para dar seguimento à sua tramitação. O documento visa, exatamente, uma simplificação conceitual dessa categoria profissional, desburocratizando a atividade, revogando o anacrônico decreto nº 1.102/1903, e trazendo o texto para a era digital.

"O PL prevê a regulamentação dos Operadores Logísticos no Brasil. Ele vai ajudar a caracterizar, estruturar, definir e, sobretudo, facilitar a vida de quem atua ao redor desse ecossistema. Os stakeholders, anuentes, intervenientes e reguladores poderão ter a mesma leitura do nosso setor. Queremos reduzir a burocracia e facilitar a vida da economia. Isso sem contar a possibilidade de modernização da lei de armazenagem geral, que faz parte desse projeto", explicou Meireles.

Notícias Relacionadas
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais
 Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

22/08/2025

Gigante de logística prevê impacto em ecommerce brasileiro com 'taxa das blusinhas' de Trump

Otimistas com o crescimento dos negócios em países latinos, executivos da multinacional de logística alemã DHL não projetam, por ora, grande impacto das tarifas impostas pelo presidente (...)

Leia mais
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.