18/07/2023

A ABOL completa 11 anos com agenda de descarbonização e digitalização

 A ABOL completa 11 anos com agenda de descarbonização e digitalização



Entidade jovem, a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) completou 11 anos na segunda-feira, dia 17 de julho, e, apesar do pouco tempo de existência, já reúne 32 associados nacionais e multinacionais engajados em ações efetivas, como a mitigação das emissões de gases causadores do efeito estufa e a digitalização de processos para ganhos de eficiência operacional.


Dentre os principais marcos do trabalho da ABOL nos últimos anos estão a aprovação do Projeto de Lei 3.757/20 no âmbito da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, dando início à tramitação do marco regulatório do setor, a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e a realização de seminários e missões internacionais, ampliando o diálogo com agentes públicos e aperfeiçoando o benchmarking dos operadores logísticos.


A associação trabalha em conjunto com os associados para uma atuação moderna, a partir de uma agenda de desenvolvimento sustentável. De acordo com a diretora-executiva da ABOL, Marcella Cunha, os operadores logísticos já estão mirando o mercado de carbono quando sua regulamentação for finalizada aqui no Brasil.


“Somos conscientes do fato de que é o serviço de transporte de carga onde mais poluímos – em particular o rodoviário – e também onde estão as maiores dificuldades para a operacionalização dessa mudança em função de limitações técnicas e econômicas”.


Nesse sentido, o principal foco dos operadores logísticos é a eletrificação de veículos leves para as entregas de “last mile” (última milha). “Há operadores que já estabeleceram metas agressivas nesse sentido, anunciando que, nos próximos quatro ou cinco anos, 100% da frota leve será elétrica”.


Entre os principais desafios para a eletrificação das frotas estão as dificuldades de autonomia e de conhecimento técnico sobre as particularidades dos veículos e de suas baterias.


Os operadores logísticos também estão investindo recursos e pesquisas para a utilização de fontes renováveis de energia, incluindo a adoção de placas fotovoltaicas instaladas em armazéns, galpões e centros de distribuição.


“Com o intuito de ajudarmos os operadores logísticos a pensarem em soluções mais sistêmicas e permanentes, a ABOL criou o Grupo ESG no final de 2021. O grupo é formado por representantes dos associados, que atuam conosco de forma colaborativa, e também contamos com apoio de consultorias especializadas no assunto”, explica a diretora-executiva.


A digitalização e a adoção de softwares e sistemas são as estratégias do segmento destinadas a aumentar a eficiência operacional, favorecendo principalmente a redução de deslocamentos na última milha e a integração de sistemas de acompanhamento da carga em tempo real.


“Diante disso, os operadores buscam criar metodologias mais eficientes de formação de carga e otimização de rota, demandando menos recursos, garantindo um resultado positivo e, consequentemente, reduzindo os impactos ambientais”, enfatiza Marcella.


Iniciativas duradouras


Desde sua fundação, a Abol tem dedicado esforços na compilação de informações e na ampliação do relacionamento entre os agentes do segmento logístico, tendo hoje na presidência do Conselho de Administração Djalma Vilela, também presidente da associada Multilog. Em 2014, a Associação publicou a primeira edição da pesquisa “Perfil do Operador Logístico no Brasil”, que tornou-se bianual e desperta sempre grande curiosidade no mercado. No ano seguinte foi promovido o 1º Congresso ABOL, evento voltado aos profissionais C-Levels das associadas e realizado anualmente.


Em 2012, a fundação da ABOL contou com 16 dos então principais prestadores de serviços logísticos no Brasil, tendo como “mentor intelectual” o executivo Luís Augusto Ópice. Na ocasião, foram formados os conselhos Administrativo e Fiscal, tendo o primeiro Paulo Sarti, da Penske Logistics, como presidente, e Vasco Oliveira, da AGV Logística, como diretor-executivo.


Portal BE News



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.