A importância da união e do engajamento dos Operadores Logísticos (OLs) no enfrentamento de questões inerentes às suas atividades deram o tom do 1° Encontro Presencial de Diretorias e Grupos de Trabalho da ABOL. O evento foi realizado no último dia 15 de fevereiro e promete ser uma constante nos próximos anos. O objetivo é ampliar as discussões e incentivar a troca de experiências entre as empresas, pois cada desafio superado por um OL pode trazer à tona melhores práticas para outro.
E a estreia do encontro já mostrou que os Operadores Logísticos estão prontos para seguirem juntos em busca de soluções para os entraves do mercado. Ao todo, 80 representantes de filiadas à Associação compareceram ao Centro de Convenções, na sede da entidade, em São Paulo, para acompanhar o planejamento e as propostas para este ano em cada tema prioritário do setor.
Os trabalhos foram abertos com um dos assuntos mais atuais quando se trata de estratégia de negócios: ESG. O plano foi apresentado pelo coordenador do grupo, Felipe Romera, que também atua como Gerente de ESG e Segurança do Trabalho na Sequoia. Um dos destaques para este ano é a proposta de materialidade setorial para estabelecer uma "Agenda ESG" da ABOL até 2030. Para alcançar essa meta, há um longo cronograma de planejamento, que inclui novas parcerias, consultas, levantamento de dados, organização de workshop, entre outros.
Na Diretoria de Capital Humano, liderada pela Diretora de Recursos Humanos da Andreani, Marjorie Rocha, o foco é ter um olhar mais atento para os profissionais de RH, pensando no que a ABOL pode oferecer em termos de conhecimento. Diante da meta prevista, serão realizadas parcerias com instituições de ensino para cursos online (para RHs e alta gestão), e encontros trimestrais da diretoria, com apresentação e compartilhamento de melhores práticas entre os membros.
O Grupo Tributário Contábil, coordenado pelo Coordenador Fiscal da Veloce, Ricardo Rodrigues, destacou quatro ações relevantes para serem efetivadas em 2023: solicitações à SEFAZ/SP relacionadas à aquisição de insumos operacionais, realização de ABOL Day sobre Reforma Tributária, decisão CAT 1/2017 para os associados que subcontratam, além do monitoramento ou atuação da ABOL em pautas federais, que tramitam no Congresso Nacional.
O Grupo de Logística de Produtos de Interesse à Saúde, coordenado pelo Diretor de Qualidade e Gestão Técnica da Solistica, Kleber Fernandes, levou ao encontro questões prioritárias para a cadeia de frios, como é o caso das, RDCs 319/2019 (Rastreabilidade de medicamentos) e 430/2020 (Boas práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos), da ANVISA. Outro objetivo do Grupo é dimensionar o impacto regulatório pela falta de um CNAE de logística.
As duas últimas apresentações trataram de pautas do Grupo de Comunicação, Imprensa e Marketing e da Diretoria de Operações e Inovação, coordenados por membros da DHL e Multilog, respectivamente, que foram representados, no encontro, pela diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha. Na área de Operações e Inovação, foram propostos encontros e eventos presenciais para abordar assuntos como roubo de cargas e modelo de gerenciamento de risco.
Palestra
O encontro foi finalizado pelo diretor de Operações da Dafiti, Alexandre Farias, que trouxe um case de sucesso voltado à tecnologia e inovação. A empresa de moda, detentora das marcas Dafiti, Kanui e Tricae, criou um armazém que pudesse oferecer uma experiência de compra cada vez mais confortável para seus clientes em toda a América Latina. Localizado no município de Extrema (MG), ele ocupa uma área de 54.000m² em um terreno de aproximadamente 250.000m² (dimensão correspondente a cerca de 30 campos de futebol).
O Centro de Distribuição tem capacidade para 12 milhões de itens. O diferencial está na aposta da solução AutoStore, que consiste em um sistema integrado de armazenamento produzido pela Bastian Solutions, empresa do grupo Toyota Advanced Logistics. Ele armazena os produtos em colunas verticais, unidas em uma única grande estrutura. Toda a separação e coleta é realizada por robôs, que se movimentam na parte superior da instalação. São mais de 300 robôs, que conseguem separar cerca de 4 mil itens por hora.
A alta demanda proporcionada, sobretudo, pela pandemia levou a Dafiti a investir no novo armazém, mostrando a necessidade das marcas que apostam no online de investirem em projetos capazes de garantir agilidade e eficiência ao processo. Os participantes do encontro da ABOL se mostraram interessados e até mesmo surpresos com os números, já que cada vez mais os Operadores Logísticos estão atuando no e-commerce.
Dados da mais recente pesquisa realizada pela ABOL, que traz o perfil do Operador Logístico, revelam que, em 2020, 26% dos OLs do Brasil atuavam no e-commerce. Até o início de 2022, esse percentual subiu para 42%.