28/09/2020

Minfra cria BR dos Rios para incentivar desenvolvimento da navegação fluvial

 Minfra cria BR dos Rios para incentivar desenvolvimento da navegação fluvial


Pasta está na fase de debates com os envolvidos para elaboração diagnóstico detalhado sobre o setor de navegação

Espelhando-se no Projeto de Lei (nº 4.199/2020), BR do Mar, o Ministério da Infraestrutura acaba de criar o BR dos Rios. O programa está em fase de “formação de agenda” e ainda não há prazo para ser lançado. O objetivo será criar uma política pública voltada ao incentivo do desenvolvimento da navegação interior, tendo vista o grande potencial fluvial do país.

A pasta está na fase de debates com os envolvidos para que possa ter um diagnóstico detalhado do setor. Somente após esta fase haverá a formulação das diretrizes sobre propostas das obras prioritárias, debate acerca de privatização das hidrovias, entre outros aspectos. “O Importante destacar que o BR dos Rios seguirá o ciclo de uma política pública, estando atualmente na etapa que, em geral, denomina-se Formação de Agenda”, informou.

Em evento digital realizado na última segunda-feira (21), o diretor do departamento de navegação e hidrovias do Ministério da Infraestrutura, Dino Batista, afirmou que vem iniciando conversa com interessados na navegação interior. Várias reuniões com sindicatos, instituições da navegação e usuários já estão em andamento. Segundo ele, o objetivo é trazer propostas não apenas legislativas, mas também para a elaboração de uma nova política de navegação interior.

O governo federal já anunciou recentemente a assinatura de contrato para um estudo de potencialidade para participação privada na operação e manutenção das hidrovias dos rios Madeira e Tapajós. O objetivo é tentar aumentar a eficiência logística dos rios visando à ampliação do transporte de cargas pela região do Arco Norte.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais
 ID Logistics inicia operações no Canadá

05/09/2025

ID Logistics inicia operações no Canadá

A ID Logistics inaugurou a sua primeira filial no Canadá, que marca o 19º país em que o grupo opera. Instalada em Ajax, na área metropolitana de Toronto, região que sozinha concentra mai (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.