09/09/2024

ABOL apresenta jornada de descarbonização dos Operadores Logísticos

 ABOL apresenta jornada de descarbonização dos Operadores Logísticos



O alto nível de proteção ambiental de Fernando de Noronha (PE) inspirou autoridades e executivos a compartilharem suas estratégias ESG durante o Sustenta Export, realizado entre os últimos dias 27 e 28 de agosto. Na ocasião, a diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha, apresentou a jornada de descarbonização dos Operadores Logísticos, diante de um cenário no qual o setor de transportes é responsável por aproximadamente 13% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil e a temperatura média global, entre 2011 e 2020, foi a maior desde o período da revolução industrial (1850-1900).



“É preciso desromantizar o ESG e levar a sério a jornada de descarbonização. Criamos um grupo para tratar do tema, de forma a sensibilizar as empresas que ainda não tinham despertado para a pauta. As cobranças externas aceleram esse processo e estão vindo de clientes, fornecedores, reguladores, acionistas, mercado financeiro e bancos e até de consumidores finais mais atentos, que vêm exigindo mais transparência na cadeia de suprimentos”, destacou Marcella.


As ações da Associação também envolvem a construção da matriz de materialidade e a elaboração do piloto do inventário de emissões das empresas filiadas. “As iniciativas ajudam os operadores a embasar políticas internas e políticas públicas, criando soluções de forma multidisciplinar”, completou a diretora, que conduziu o painel com a participação do CEO da ID Logistics, Gilberto Lima Jr., o diretor geral da Andreani, Fernando Correia, e o CEO da Movecta, Rodrigo Casado.

Com um sólido planejamento envolvendo sustentabilidade, social e governança, os executivos concordam que é preciso dar o primeiro passo, sendo uma das ações principais o envolvimento dos colaboradores e, se possível, da comunidade. E eles estão fazendo a sua parte. Na ID, as principais medidas estão relacionadas à redução de energia elétrica. Nesse sentido, a empresa já conta com dois centros de distribuição autossustentáveis. A troca de baterias pela de lítio e a redução do consumo de papel também fazem parte das ações.

A Andreani, no Brasil, tem como foco o GNV e o etanol. Já na Argentina, as entregas são feitas de bicicleta no microcentro de Buenos Aires. Além disso, um estudo feito com a Mercedes levou à implantação de um “catavento” no final das carretas, tirando o atrito do vento e economizando 17% de combustível. 


Na Movecta, a estratégia foi aliar a agenda de transformação digital com a agenda ESG. O resultado foi a implantação de um software de Inteligência Artificial para alocação dos contêineres nos terminais alfandegados e outro para automação dos compressores nos terminais refrigerados. Houve ainda o plantio de 4400 árvores, o equivalente à redução de mais de 600 mil toneladas de CO2.



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.