30/07/2024

Wilson Sons recebe supernavio de 366 metros da MSC no Tecon Salvador e inaugura rota regular do nordeste para a Ásia

 Wilson Sons recebe supernavio de 366 metros da MSC no Tecon Salvador e inaugura rota regular do nordeste para a Ásia



A Wilson Sons, operador de logística portuária e marítima do Brasil, recebeu no Tecon Salvador o navio MSC Orion, de 366 metros de comprimento e calado de 16 metros, com capacidade para transportar 15 mil contêineres. Este é o primeiro navio dessa classe a navegar pela Baía de Todos-os-Santos.


O supernavio chegou ao terminal baiano, inaugurando uma nova rota regular da Bahia para a Ásia, movimentando um total de 700 contêineres. A MSC destacou a importância desta operação, afirmando que a primeira escala de um navio de 366 metros na Bahia reforça o compromisso da empresa em oferecer capacidade de transporte para o crescimento do comércio exterior brasileiro.


A operação faz parte de um serviço iniciado este mês, com saídas semanais, que fortalece a relação com a China e outros mercados do Extremo Oriente. A nova rota marítima facilitará a conexão do norte e nordeste do Brasil com essas regiões, além de proporcionar alternativas logísticas para o centro-oeste e sudeste do país.


Entre os principais segmentos de exportação que se beneficiarão desta linha direta estão algodão, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos. Nas importações, os segmentos de energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes e eletroeletrônicos ganharão competitividade.


O Porto de Salvador foi o segundo do Brasil a receber autorização para operar navios de até 366 metros, se antecipando às mudanças nas principais rotas mundiais e aumentando a eficiência operacional dos terminais brasileiros. Em 2018, o Banco Mundial e a S&P Global Market Intelligence classificaram o Tecon Salvador como o 6º melhor terminal de contêineres do mundo na categoria até 500 mil TEUs, destacando a eficiência no atendimento.


Os investimentos da Wilson Sons no terminal, iniciados em 2000, já ultrapassam R$ 1 bilhão, incluindo a duplicação do cais, aumento da profundidade do calado para 16 metros, ampliação da retroárea para armazenamento de cargas, adoção de novas tecnologias, aquisição de maquinários elétricos e treinamento de equipes operacionais. Segundo Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, esses investimentos preparam o terminal para receber navios de maior porte, mantendo as rotas atuais e atraindo novas, como a recente conexão com o continente asiático.


Fonte: Tecnologística



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