10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho



O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvolvimento logístico que dialogue com a realidade. O titular da pasta pontuou ser muito importante impulsionar o volume do investimento para que haja uma melhora da infraestrutura nacional.


Ele deu as declarações nesta quarta-feira (9), durante o evento “Logística no Brasil”, série de debates promovida pelo Valor, com oferecimento da Infra S.A. e do Ministério dos Transportes. O tema da série de debates é a infraestrutura brasileira como vetor de desenvolvimento.


De acordo com Renan Filho, a ideia de fazer um plano nacional existe porque, antes, os projetos estabelecidos para a infraestrutura não levavam em conta a realidade nacional. “Por exemplo, estamos levando em consideração conhecimento fiscal para ter conhecimento de quantidade de carga no país", comentou.


Outro desafio citado por ele é ouvir as pessoas e fazer um diálogo com a sociedade e entidades representativas. O terceiro ponto é estimular os bons projetos nacionais, tendo conhecimento sobre previsões da iniciativa privada e prioridades do governo. O ministro falou sobre possibilitar que “isso tudo” impulsione um volume de investimentos.


“Quando você investe recursos em projeto ruim, significa que o caminho está errado. Mas se você escolhe bom projeto e amplia volume de recursos, você melhora mais rapidamente a infraestrutura nacional.”


"A cara do plano [de logística] será de garantir a esse país um ciclo de dez, pelo menos os dez próximos [anos], como recordes anuais sucessivos crescentes, investimentos crescentes pela próxima década, a fim de melhorar a infraestrutura”, comentou o titular da pasta. “A cara é escolher bons projetos e estimular aumento do volume de investimentos.”


Renan Filho disse que a logística nacional e a infraestrutura sempre sofrem questionamentos, mas que houve avanços significativos nos últimos anos. Em sua visão, o Brasil é um grande exportador e um país competitivo economicamente, sendo uma das nações que mais crescem em capacidade de exportação nos últimos anos.


Segundo o ministro, houve um amplo crescimento de investimentos em rodovias e ferrovias nos últimos anos, tanto no campo público quanto privado, para que os segmentos tenham volumes de investimentos suficientes à seleção de bons projetos.


Apesar disso, Renan Filho disse que o governo quer estimular ainda mais tais recursos a serem investidos.


Evento completo em vídeo. Evento do ‘Valor’ tem investimento em logística como tema


Fonte: Valor Econômico


Crédito da foto: Wenderson Araujo/Valor



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.