20/08/2024

Santos Brasil lança programa de compensação de emissões de carbono para clientes de carga LCL

 Santos Brasil lança programa de compensação de emissões de carbono para clientes de carga LCL



A Santos Brasil anunciou o lançamento do programa LCL Carbon Neutral, uma nova iniciativa voltada para a redução da pegada de carbono nas operações de cargas fracionada LCL (Less than Container Load). O programa busca compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de serviços de transporte rodoviário, movimentação e armazenagem de cargas.


Inicialmente, o programa será implementado nos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias) Santos e Guarujá, atendendo clientes NVOCCs (Non Vessel Operator Common Carrier) e Freight Forwarders. Através do LCL, Carbon Neutral, os clientes receberão mensalmente informações sobre as emissões geradas por suas operações, com a Santos Brasil realizando a compensação dessas emissões por meio da aquisição de créditos de carbono. Um certificado, emitido por uma consultoria independente, atestará as emissões e a forma de neutralização.


O mapeamento das emissões de GEE de todas as operações da Santos Brasil é realizado de maneira estruturada pela equipe interna da empresa, em conjunto com uma consultoria independente, garantindo a transparência do processo.


Este novo serviço se alinha aos objetivo da Santos Brasil de neutralizar suas emissões de carbono até 2040. Entre as ações já implementadas pela empresa estão a substituição gradual de equipamentos movidos a diesel por elétricos e a compra de certificados I-RECs para compensar as emissões de escopo 2, relacionadas ao consumo de energia. Recentemente, a empresa também colocou em operação oito novos guindastes elétricos no Tecon Santos. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU desde 2021 e integra o Novo Mercado da B3.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais
 ID Logistics inicia operações no Canadá

05/09/2025

ID Logistics inicia operações no Canadá

A ID Logistics inaugurou a sua primeira filial no Canadá, que marca o 19º país em que o grupo opera. Instalada em Ajax, na área metropolitana de Toronto, região que sozinha concentra mai (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.