03/03/2023

Operadores Logísticos discutem o pós-pandemia nas cadeias de produção no último dia da Intermodal

 Operadores Logísticos discutem o pós-pandemia nas cadeias de produção no último dia da Intermodal



Flexibilidade, novas rotas e modais, planejamento, visibilidade e longo prazo. Esses foram alguns dos aprendizados obtidos pelo setor de logística com a pandemia do coronavírus, que apesar de arrefecida, ainda deixa a sua marca. 


Os impactos da crise sanitária integraram as discussões do painel "Comércio Internacional na Pós-Pandemia: as percepções dos Operadores Logísticos em relação às mudanças nas cadeias de produção", durante a 27a edição da Intermodal South America, encerrada nesta quinta-feira. A mediação ficou por conta da diretora-executiva da ABOL, Marcella Cunha.


A essencialidade da logística para manter os mercados abastecidos, assim como o surgimento de novas oportunidades e o desenvolvimento de soluções foram lembradas pelos representantes de empresas, como a CEVA, Brado, Multilog e Wilson Sons. Os executivos concordaram que a pandemia trouxe mudanças, como a necessidade de se repensar a produção centralizada, saindo da extrema dependência da China, por exemplo.


"Com os Estados Unidos tendo colocado como meta tirar a dependência naturalmente, está havendo um roll out das companhias na busca por países friendly. Vejo o Brasil e o México em potencial para ocuparem esse destaque e atenderem o mercado americano", destacou o CEO da Multilog, Djalma Vilela. Para o diretor comercial da Brado, Daniel Salcedo, "os clientes passaram a ter uma visão mais racional do uso do sistema, com planejamento e novas soluções intermodais".


O frete e o e-commerce, cujo crescimento foi significativo na pandemia, também foram o foco dos debates. De acordo com os operadores, os fretes estão mais baixos do que antes da chegada da Covid-19, com exceção apenas às exportações brasileiras, onde os custos operacionais dos armadores também subiram. 


Quando se trata das vendas online, o diretor executivo do Tecon Salvador e Centro Logístico da Wilson Sons, Demir Lourenço, trouxe à tona o caso recente da Americanas. "Vai ser um ano desafiador nesse aspecto. Há empresas de tecnologia dedicadas ao e-commerce com impacto negativo grande", afirmou. Já o head of Trade Management and Product Development da CEVA, Giovani Grassi, observou a complexidade da logística do ecommerce. 


"A entrega no mesmo dia é difícil e cara. Receber o produto no mesmo dia tem um custo importantíssimo, a margem de venda é baixa, não é tão rentável como na pandemia. O que vimos recentemente foi a expansão de lojas somente online agora estabelecendo pontos de coleta onde produtos podem ser retornados".


A Intermodal South America é o maior e mais completo evento das Américas e chama a atenção pela variedade de soluções para a gestão logística e transporte de cargas, em todos os modais de transporte. O evento, realizado no São Paulo Expo, contou com a participação de 500 marcas nacionais e internacionais, representantes de todos os elos da cadeia de produção, suprimentos e distribuição. Entre os expositores estavam associadas à ABOL, como a Multilog, Bravo, Coopercarga, Tora, Wilson Sons e JSL. 



Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.