23/10/2024

Movecta utiliza Inteligência Artificial para zerar acidentes com caminhões

 Movecta utiliza Inteligência Artificial para zerar acidentes com caminhões



A Movecta revelou estar utilizando Inteligência Artificial e outras tecnologias embarcadas na cabine dos motoristas para zerar os acidentes com caminhões. A iniciativa é parte de um projeto experimental implementado na unidade de Lages (SC) com o objetivo de minimizar e eliminar as ocorrências no trânsito.


Em comunicado, a companhia explicou que as câmeras ajudam a observar e monitorar o comportamento dos motoristas dentro da cabine. O sistema de telemetria e IA capturam os comportamentos inadequados (falta do cinto de segurança, se alimentar, fumar ou usar o celular enquanto dirige), grava alguns segundos, avisa o motorista e dispara a informação para uma central.


“A área de Segurança da Movecta recebe a informação e busca reeducar o time de motoristas, oferecer treinamentos e orientações”, descreveu o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da companhia, Rogério Fernandes Costa.


Desde que a iniciativa foi adotada, no início deste ano, a companhia pôde perceber uma redução nos indicadores de segurança no trânsito. Em janeiro, quando o projeto iniciou, foram registrados 0,12 comportamentos inadequados por viagens. Em agosto esses mesmos indicadores ficaram em 0,06 por viagem, apontando para uma redução de 50%.


“Esse programa é importantíssimo para reduzir ao máximo o risco de acidentes. Ele ajuda a preservar a vida do condutor e de terceiros, diminuir os prejuízos financeiros com acidentes e com a carga, que não chega ao destino, impactando toda uma cadeia produtiva”, ressaltou Costa. “Além de cuidar da segurança do condutor, impacta na conformidade e gestão da frota, padronização de processos e gerenciamento em tempo real.”


Segundo a Movecta, a ideia é expandir esse programa para as demais unidades ao longo dos próximos meses.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.