05/05/2025

Movecta lidera operação de transporte de transformador de 250 toneladas em Pernambuco 

 Movecta lidera operação de transporte de transformador de 250 toneladas em Pernambuco 



A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, está liderando o transporte de um transformador de 250 toneladas em Pernambuco. A operação teve início na madrugada desta terça-feira (29/4), partindo da unidade da companhia no porto de Suape, em Pernambuco, com destino ao complexo eólico Serra da Palmeira, localizado na Paraíba.  A movimentação do megaequipamento deve durar em torno de 20 dias, em um percurso de cerca de 500 quilômetros. 


O transformador, fabricado na China e importado por navio de carga geral, será utilizado para elevar a tensão da energia gerada pelos aerogeradores, ajustando a voltagem para 500 mil volts, compatível com o Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse processo é fundamental para minimizar perdas elétricas e garantir eficiência na distribuição de energia.


O transporte de um transformador especial como este envolve uma logística complexa e planejamento detalhado. “Atuamos como parceiros estratégicos em projetos que exigem inteligência logística, capacidade técnica e controle operacional rigoroso. Cada etapa da operação é cuidadosamente desenhada para garantir segurança, cumprimento de prazos e preservação da infraestrutura viária. Temos grande experiência nesse tipo de projeto, conduzindo o transporte de cargas oversize ao longo de mais de 15 anos”, destaca Roberto Teller, diretor de Operações da Movecta.


A movimentação dessa carga superdimensionada será realizada por um conjunto veicular de 113 metros de comprimento. A operação atende aos parâmetros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e mobiliza agentes de segurança, como escoltas da Polícia Rodoviária Federal, batedores e uma equipe técnica altamente capacitada.


A complexidade do projeto exigiu uma solução integrada desenvolvida sob medida, incluindo Estudo de Viabilidade Geométrica (EVG), estudo de manobras nos pontos críticos da rota e autorizações dos órgãos estaduais e federais de trânsito. 


Segundo Tiago Macário, líder da Movecta na região Nordeste, a iniciativa reforça o posicionamento da companhia em atender demandas de alta complexidade com soluções logísticas de ponta. “Estamos preparados para liderar projetos que envolvem cargas oversize, com estrutura completa de recepção, armazenagem e expedição. A execução desse transporte é mais do que uma entrega, é um exemplo de sucesso de aplicação técnica que gera valor para nossos clientes e para todo o setor.”


Com operações em diferentes regiões do país, a Movecta vem ampliando sua atuação no segmento de energia, infraestrutura e equipamentos de grandes proporções, apoiando projetos especiais que demandem engenharia logística avançada. “A procura por soluções personalizadas e tecnicamente robustas tem aumentado. Nosso foco é responder a essa demanda com excelência, segurança e eficiência operacional”, completa Macário.


*Raio-x da operação:*


Informações técnicas do transformador


•Peso: 249,14 toneladas


•Comprimento: 11,24 metros


•Altura: 4,59 metros


•Largura: 4,20 metros


Transporte terrestre:


•Dimensões do veículo: 113 metros de comprimento e 7 metros de largura 


•Quantidade de eixos: 44 eixos com 8 pneus cada, além de 10 eixos adicionais dos cavalos mecânicos, totalizando 54 eixos para distribuir 600 toneladas


Equipe envolvida na operação:


•PRF: 12 viaturas e 8 motocicletas


•Transportadora: 22 profissionais


•Batedores: 4 veículos



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.