29/04/2025

Mapa da Logística: A cada 7 segundos, um novo pedido sai para entrega no Brasil

 Mapa da Logística: A cada 7 segundos, um novo pedido sai para entrega no Brasil



A Loggi divulgou a primeira edição do “Mapa da Logística”, levantamento que reúne dados e tendências do mercado logístico brasileiro no primeiro trimestre de 2025. O estudo, baseado no envio de mais de 18 milhões de pacotes por 20 mil empresas em todo o território nacional, mostra que, em média, a cada 7 segundos um novo pedido foi enviado para entrega no país.


A análise aponta que 55% do volume total de entregas foi realizado em até três dias, reforçando o aumento da eficiência nas cadeias de transporte nacionais. Os dados indicam ainda que o eixo Sul-Sudeste concentrou os maiores volumes de envio e recebimento de pacotes, enquanto a região Nordeste, especialmente Bahia, Ceará e Pernambuco, também apresentou presença significativa.


Entre os estados com maior crescimento no envio de pacotes, destacam-se Santa Catarina (279%), Espírito Santo (248%), Rio Grande do Sul (150%), Minas Gerais (137%) e Goiás (118%).


EXPANSÃO DAS PMEs


O levantamento destaca a expansão das pequenas e médias empresas (PMEs) no comércio eletrônico. O número de PMEs realizando envios nacionais cresceu 134% em comparação ao primeiro trimestre de 2024. Segundo o estudo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Ceará lideram em volume de envios realizados por esse segmento.


Durante a Semana do Consumidor, realizada entre 10 e 16 de março, o crescimento no número de envios feitos por PMEs foi de 154% em relação ao mesmo período de 2024, enquanto grandes marcas registraram aumento de 49%.


CATEGORIAS DE PRODUTOS EM ALTA


Os dados do “Mapa da Logística” também revelam mudanças nos hábitos de consumo. As categorias de vestuário e moda, além de cosméticos e perfumaria, lideraram os volumes de envio em todas as regiões do país no período analisado.


Outros setores também apresentaram crescimento expressivo: óticas (+319%), eletrônicos e informática (+196%), artigos esportivos (+180%), joias e bijuterias (+154%) e livrarias (+106%).


As regiões apresentaram variações de preferência de consumo. No Norte, calçados e eletrônicos foram os destaques; no Nordeste, serviços financeiros e eletrônicos; no Centro-Oeste, eletrônicos e jogos; no Sudeste, serviços financeiros e alimentos; e no Sul, calçados e livros.


ALCANCE NACIONAL E CONECTIVIDADE


O levantamento identificou que mais de 5 mil municípios foram atendidos com entregas no primeiro trimestre, cobrindo as cinco regiões brasileiras. A Loggi reporta que o volume observado neste período confirma a tendência de interiorização do comércio eletrônico e o fortalecimento das operações logísticas para além dos grandes centros urbanos.


Além de mapear a movimentação nacional, o estudo da Loggi buscou apresentar dados regionais que possam apoiar empresas no planejamento de suas operações e expansão de mercado.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.