25/08/2025

DP World inicia expansão do terminal no Porto de Santos e amplia capacidade logística nacional



A DP World recebeu no dia 21 de agosto a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e sua comitiva, para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras de expansão do terminal portuário, localizado na margem esquerda do Porto de Santos.


A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e faz parte de um ciclo de investimentos da companhia que já ultrapassa R$ 3 bilhões em infraestrutura e tecnologia desde 2013. Durante a visita, o ministro conheceu o local onde foram cravadas as primeiras estacas e conversou com trabalhadores portuários.


O projeto prevê a adição de 190 metros lineares ao cais atual, totalizando 1.290 metros. A expansão será dividida em 40 metros junto ao Berço 4, dedicado às operações de celulose, e 150 metros junto ao Berço 1, voltado às operações de contêineres. Até o início de 2026, está prevista a cravação de 175 estacas, etapa fundamental para a conclusão da obra em agosto de 2026.


De acordo com Fabio Siccherino, CEO da DP World no Brasil, “A presença do ministro Silvio Costa Filho em nosso terminal reforça a relevância das obras para o futuro da logística nacional. A expansão do cais fortalece a competitividade do Porto de Santos e garante maior capacidade, eficiência e sustentabilidade para atender diferentes cadeias produtivas”.


Ampliação da capacidade de movimentação de cargas


Com a conclusão do projeto, que inclui também a aquisição de novos equipamentos, o terminal elevará sua capacidade de movimentação para 1,7 milhão de TEUs por ano até 2026. O avanço consolida a posição do Porto de Santos como um dos principais hubs de exportação do país, especialmente para cargas gerais e celulose.


Em 2024, a DP World já havia registrado movimentação superior a 1,25 milhão de TEUs, representando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. O aumento reforça a tendência de expansão da demanda por infraestrutura portuária moderna e eficiente.


Integração logística e soluções end-to-end


Além da ampliação do terminal, a companhia segue investindo em soluções logísticas integradas end-to-end, que abrangem desde operações portuárias até agenciamento de cargas, transporte terrestre, armazenagem e distribuição. Essas iniciativas têm como objetivo ampliar a conectividade logística em todo o Brasil e fortalecer a integração das cadeias de suprimentos.


Fonte: Logweb



Notícias Relacionadas
 BBM Logística lança plano de agregados e coloca caminhoneiros no centro da operação

26/08/2025

BBM Logística lança plano de agregados e coloca caminhoneiros no centro da operação

A BBM Logística, um dos maiores operadores do Brasil e do Mercosul, anunciou a criação do Plano Diretor de Agregados – Agrega+ BBM. O projeto tem como meta expandir o número de motorista (...)

Leia mais
 Projeto-piloto da Tegma converte caminhões para tecnologia híbrida diesel-GNV

26/08/2025

Projeto-piloto da Tegma converte caminhões para tecnologia híbrida diesel-GNV

A Tegma Gestão Logística deu início a um projeto-piloto de descarbonização do transporte com a conversão de dois caminhões movidos exclusivamente a diesel para a tecnologia híbrida diese (...)

Leia mais
 ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

22/08/2025

ID Logistics inaugura centro de distribuição em Extrema para atender Puravida da Nestlé

A ID Logistics, uma das líderes em logística contratual no Brasil e presente em 18 países, inaugurou um centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. A operação marca o início da (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.