09/12/2022

Tegma instala usina de energia solar em sua unidade de Sorocaba

 Tegma instala usina de energia solar em sua unidade de Sorocaba



A Tegma Gestão Logística, uma das maiores operadoras logísticas do país, iniciou um importante processo de limpeza da sua matriz energética a partir da instalação de uma usina solar em sua unidade de Sorocaba, em São Paulo. O sistema, em operação há cerca de um mês, é conectado à rede elétrica da concessionária local, o que permite colocar nessa rede eventuais excedentes de eletricidade ou, caso o consumo seja superior ao que foi captado, suprir a diferença por meio do abastecimento da concessionária.


Segundo explica Fernando Aoki, gerente de Engenharia e Obras da Tegma, o novo sistema traz diversos benefícios. “Além dos ganhos financeiros que serão obtidos após o retorno do capital investido, utiliza um recurso renovável, a luz solar, que não polui e nem agrava o efeito estufa com a emissão de gases, como o CO2”, assinala o executivo.


Aoki destaca outras vantagens da opção adotada, como montagem rápida, pouca manutenção – basicamente lavagem do sistema duas vezes ao ano – e alta durabilidade, com uma vida útil de 25 anos, em média. Os painéis foram colocados no telhado da nave de carregamento, o que dispensou obras de maior complexidade.


Iniciativa piloto


A unidade de Sorocaba é um pátio da Divisão Logística de Veículos (DLV) com 40 mil metros quadrados, destinado à operação de carregamento da montadora Toyota. É a primeira iniciativa da empresa nesse sentido e serve como projeto piloto. “Vamos avaliar os resultados para verificar a possibilidade de colocarmos usinas de energia solar em outros locais”, assinala Fernando Aoki.


O projeto do sistema prevê fornecer entre 65% e 70% da energia consumida naquela unidade. Isso significa que mensalmente a empresa economizará nas instalações de Sorocaba o correspondente a esse percentual em seu gasto com o consumo de energia elétrica. Trata-se de um exemplo concreto da possibilidade de conciliar redução do impacto ambiental com ganhos financeiros.



Notícias Relacionadas
 Operadoras de logística investem na otimização de processos

28/03/2024

Operadoras de logística investem na otimização de processos

A alta de demanda nos segmentos de alimentos, produtos de consumo e saúde impulsiona uma nova onda de investimentos das operadoras brasileiras de logística em 2024, com foco principalmen (...)

Leia mais
 Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

28/03/2024

Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

O surto de dengue, sem dúvida, fará de 2024 um ano mais intenso para os operadores de logística na área da saúde. Nada, porém, que se compare à situação apocalíptica que foi a pandemia d (...)

Leia mais
 Caminhões na rota da descarbonização

28/03/2024

Caminhões na rota da descarbonização

A redução da taxa Selic e a expectativa de mais cortes em 2024, somadas aos recentes anúncios do governo federal como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aquecem o mercad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.