25/11/2022

Tecnologia e processos: como podem aumentar a eficiência logística?

 Tecnologia e processos: como podem aumentar a eficiência logística?



Elimar Soares, Diretor de Operações da Bravo Serviços Logísticos
Um planejamento estratégico operacional que contemple todas as etapas da cadeia logística de uma empresa é fator determinante para a maximização dos resultados. Mas, ter processos internos muito bem estabelecidos, trabalhando em conjunto com plataformas robustas de tecnologia, para alcançar a eficiência no setor, também é essencial.
Hoje, a logística é muito mais inteligente e personalizada. Atualmente, é impensável uma logística sem inteligência, que se utiliza de dados para a tomada de decisões rápidas e eficientes, que entregam excelência operacional. Como uma operadora logística, aqui na Bravo não é diferente. Entendemos a importância de aplicar a tecnologia para atingir a excelência operacional e melhorar a tomada de decisão e o atendimento ao cliente, mas sem deixar de lado processos próprios que fornecem vantagem competitiva para nos planejarmos e nos prepararmos para o futuro.
Como parte dessa experiência, pude compartilhar dentro do 28º Fórum Internacional de Supply Chain da ILOS, com a palestra “Case Bravo - Excelência operacional dos CDs com uso da plataforma SAP EWM”, um pouco desta visão. Nessa oportunidade pude apresentar toda a evolução da gestão operacional da Bravo, desde o início do projeto de transformação e evolução com base a utilização de tecnologia, casada com as boas práticas e processos operacionais já consolidados dentro da empresa.
Por isso, afirmo com segurança que confiabilidade e flexibilidade para trabalhar em sintonia com os processos operacionais, ditaram a escolha da tecnologia para a gestão dos armazéns (WMS). A evolução, conduzida agora pelo sistema tem por objetivo permitir operações mais flexíveis e administrar um maior volume de dados, proporcionando, assim, um controle efetivo na gestão dos processos logísticos de armazenagem e distribuição. O sistema permite a nossa empresa, um melhor planejamento, a integração com outras soluções e a criação de estratégias para melhorar o procedimento e amplificar as operações. Esse projeto nos trouxe inúmeros benefícios, dentre eles o que mais se destaca foi a alavancada de crescimento operacional, com ganhos em produtividade de torno de 26%.
Porém temos que ir além, a visibilidade em tempo real de toda a operação por meio de tecnologia, processos e pessoas, estrategicamente planejada para garantir o bom andamento conforme a demanda de cada desafio logístico dos clientes, também é um diferencial.
Ou seja, para planejar o crescimento de uma empresa e dar escalabilidade em um setor tão dinâmico como o de logística, é necessário ter maturidade em boas escolhas e combinações de diversas plataformas, sistemas, processos e pessoas que, juntos, tornam uma empresa como a Bravo referência em eficiência logística. Com isso, é possível desenhar um DNA próprio que torne a empresa única na prestação de serviços para seus clientes, oferecendo visibilidade e robustez nas operações. Na Bravo, por exemplo, está em nosso DNA a atuação sempre com compromisso em conduzir os melhores resultados e a entrega de uma experiência diferenciada em serviços logísticos a nossos parceiros, que geram valor e apoiam o crescimento de seus negócios.



Notícias Relacionadas
 Operadoras de logística investem na otimização de processos

28/03/2024

Operadoras de logística investem na otimização de processos

A alta de demanda nos segmentos de alimentos, produtos de consumo e saúde impulsiona uma nova onda de investimentos das operadoras brasileiras de logística em 2024, com foco principalmen (...)

Leia mais
 Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

28/03/2024

Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

O surto de dengue, sem dúvida, fará de 2024 um ano mais intenso para os operadores de logística na área da saúde. Nada, porém, que se compare à situação apocalíptica que foi a pandemia d (...)

Leia mais
 Caminhões na rota da descarbonização

28/03/2024

Caminhões na rota da descarbonização

A redução da taxa Selic e a expectativa de mais cortes em 2024, somadas aos recentes anúncios do governo federal como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aquecem o mercad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.