19/10/2020

Sudeste Export, evento que conta com o apoio da ABOL, começa hoje em São Paulo

 Sudeste Export, evento que conta com o apoio da ABOL, começa hoje em São Paulo


Secretário nacional dos Portos, Diogo Piloni, fará palestra de abertura

A partir das 9h desta segunda-feira (19), a cidade de São Paulo recebe o Sudeste Export, um fórum que reúne os principais nomes ligados ao setor portuário, de infraestrutura, logística e multimodalidade. Durante esses dois dias ocorrerão palestras e painéis que terão transmissão via Zoom. As inscrições para os debates são gratuitas e é necessário apenas se cadastrar pelo endereço , receber o link de acesso e assistir.

O evento ocorrerá de forma híbrida. Um grupo restrito de participantes estará no Tivoli Mofarrej, na região da avenida Paulista, de onde serão organizados os painéis e geradas as imagens. Alguns palestrantes e painelistas participarão presencialmente, e outros, de forma remota, via Zoom. O público poderá acompanhar tudo online. O primeiro dia conta com painel tecnológico, apresentação dos patrocinadores e solenidade de abertura, que conta com a presença do secretário nacional dos Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni.

“O setor portuário está no centro da estratégia da logística nacional. E vem passando por transformações, já que é tema constante do Legislativo, do Executivo, agências reguladoras e está atraindo investimentos consistentes. Só para citar um número, o programa de desestatizações de áreas portuárias deve atrair R$ 10 bilhões de investimento até 2022. Isso impactará diretamente não só no setor, mas no desenvolvimento de todo o País. E é devido a isso que estaremos reunidos para ouvir de especialistas e autoridades formas de melhorar a logística e infraestrutura. Estamos muito felizes em sermos os facilitadores desses debates”, afirma Fabrício Julião, CEO do Fórum Brasil Export e dirigente da Una Marketing de Eventos, que promove o fórum.

Foram convidados para o evento representantes dos governos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo; além de integrantes do governo federal; tais como do Ministério da Infraestrutura; Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). A lista de nomes de integrantes de entidades inclui desde colegiados nacionais, tais como CNT (Confederação Nacional dos Transportes); Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo); até específicos do setor portuário (veja lista de patrocinadores no final). Dirigentes de portos nacionais e internacionais, tais como os de Antuérpia (Bélgica) e Valência (Espanha), também estão na lista de convidados.

O evento conta com apoio institucional do Ministério da Infraestrutura.

Painéis e programação



A primeira palestra acontece logo mais, às 9h30. Lucas Assis, CTO (Chief Technology Officer) da Synkar Autonomous, falará sobre “Veículos autônomos com inteligência artificial”. O dia conta ainda com o anúncio do vencedor da etapa Sudeste do Brasil Hack Export, o evento de inovação ligado ao Fórum Brasil Export.

O segundo dia, no dia 20 (terça-feira), será reservado aos painéis: ““Interconectividade logística eficiente entre os portos do Sudeste” e “Os caminhos para a desestatização dos portos do Sudeste”. À tarde acontece a solenidade de encerramento. Confira a programação completa neste link.

Curadoria



A formatação desses fóruns conta com o papel fundamental dos conselheiros do Brasil Export. São cerca de 150 personalidades de notório saber em suas áreas, predominantemente logística portuária e comércio exterior, que ajudam a definir os temas mais relevantes e indicam nomes para participar dos debates.

O presidente do Conselho Nacional do Brasil Export é o consultor portuário José Roberto Campos, uma das principais referências do setor no Brasil e no exterior. Ao comentar sua expectativa para o evento, Campos lembrou do sucesso das edições regionais realizadas até aqui e ressaltou que, em sua origem, o Fórum Brasil Export era denominado Santos Export por ter como base de discussão o porto do litoral paulista, o maior complexo portuário da América Latina. E ele se mostra otimista com a amplificação desse debate para toda a região.

“O Sudeste Export não vai só estar dedicado ao porto de Santos mas a todos os portos do Sudeste, bem como suas logísticas terrestres e marítimas. Teremos sem dúvida alguma um evento de alta qualidade e com pessoas muito importantes participando. Podemos, dessa maneira, colher o que necessitamos fazer para oferecer uma melhor logística e saber quais são as soluções que esse grupo de especialistas poderá propor aos governos federal, estadual e municipal. Tenho certeza de que será outro grande sucesso”, afirmou o presidente do Conselho do Brasil Export.

Em São Paulo o anfitrião do Sudeste Export será Henry Robinson, presidente do Conselho do Sudeste Export.

Fóruns Regionais de Logística e Infraestrutura Portuária



O Sudeste Export é um dos fóruns regionais do Brasil Export, que terá um grande encontro nacional nos dias 23 e 24 de novembro próximos, em Brasília.

Por sua vez, o Fórum Brasil Export é a nova formatação de um evento anterior, restrito a debater as questões do porto de Santos e que contou com 17 edições. A visão do Brasil Export, como o próprio nome diz, é a de amplificar o debate das questões de infraestrutura e logística portuária para todas as regiões, respeitando suas diferenças locais e especificidade de modais. Antes dos fóruns regionais, foram realizadas 100 lives entre abril e setembro de 2020, no período da pandemia do novo coronavírus.

Paralelo a essa atuação, e mesmo antes das restrições impostas pelo Covid-19, o Brasil Export se tornou referência do setor devido à presença constante no ambiente virtual, disponibilizando conteúdos relevantes em seus canais de informação, seja no site, ou redes, tais como Facebook, Instagram ou Linkedin.

Esse é o terceiro fórum regional realizado neste ano. Os outros dois foram o Norte Export, os dias 28 e 29 de setembro, no Macapá (AP), e o Sul Export, realizado entre os dias 5 e 6 de outubro, em Curitiba, no Paraná. Outros dois fóruns regionais devem acontecer ainda neste ano: o Nordeste Export, entre os dias 26 e 27 de outubro, no Recife (PE); e o Centro-Oeste Export, previsto para os dias 9 e 10 de novembro, em Cuiabá (MT).

O poder de mobilização do fórum pode ser traduzido pela participação de 8 dos 9 governadores do Norte, além de autoridades, grandes empresários e integrantes do governo federal, tais como o secretário Nacional dos Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni.

Brasil Hack Export



Como um fórum amplo de debates sobre os vários aspectos da logística e infraestrutura, o Fórum Brasil Export também estimula a criação de novas tecnológicas e inovações que venham a contribuir para encontrar soluções para carências do setor. Para isso, criou o Brasil Hack Export, uma maratona de hackathons que tem como princípio unir a cadeia logística aos criativos. Em cada encontro regional do Brasil Hack Export é realizada uma etapa dessa maratona tecnológica e que propõe um desafio e oferece prêmio em dinheiro para o vencedor da etapa. Os três melhores são selecionados para a final, que acontece junto com o Fórum Nacional, em Brasília.

No caso da etapa Sudeste do Brasil Hack Export, o desafio é o de ferrovias. A solução perseguida é a de melhorar a eficiência da comunicação nas operações com vagões na Portofer, empresa que administra a ferrovia dentro do porto de Santos. O desafio conta com a participação das áreas de inovação da Rumo, MRS e VLI.

Inscrições



Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Para saber mais como participar do Brasil Hack Export, o evento de inovação ligado ao Fórum Brasil Export, acesse https://www.brasilhackexport.com.br.

Fonte: Fórum Brasil Export

Notícias Relacionadas
 Operadoras de logística investem na otimização de processos

28/03/2024

Operadoras de logística investem na otimização de processos

A alta de demanda nos segmentos de alimentos, produtos de consumo e saúde impulsiona uma nova onda de investimentos das operadoras brasileiras de logística em 2024, com foco principalmen (...)

Leia mais
 Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

28/03/2024

Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

O surto de dengue, sem dúvida, fará de 2024 um ano mais intenso para os operadores de logística na área da saúde. Nada, porém, que se compare à situação apocalíptica que foi a pandemia d (...)

Leia mais
 Caminhões na rota da descarbonização

28/03/2024

Caminhões na rota da descarbonização

A redução da taxa Selic e a expectativa de mais cortes em 2024, somadas aos recentes anúncios do governo federal como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aquecem o mercad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.