13/01/2023

Serviços devem fechar 2022 no positivo, puxados por TI e transporte de cargas, diz IBGE

 Serviços devem fechar 2022 no positivo, puxados por TI e transporte de cargas, diz IBGE



Com um crescimento de 8,7% no resultado acumulado até novembro, o setor de serviços “certamente” vai fechar o ano em alta em 2022. A afirmação foi feita pelo o analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Luiz Carlos de Almeida Junior, que comentou nesta quinta-feira (12) o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente a novembro.


O crescimento é puxado principalmente, segundo ele, pelos segmentos de tecnologia da informação e de transportes de cargas. No resultado até novembro, a expansão dessas atividades em 2022 foi de 17,9% e 15,2%, respectivamente, ritmo muito superior ao da média dos serviços.


“Em 2022, até novembro, o setor de serviços tem crescimento de 8,7%. Certamente vai fechar no campo positivo. Os motores disso, que foram os grandes responsáveis pelo crescimento pós-pandemia, são os setores de tecnologia da informação e os transportes, mais especificamente o transporte de cargas. Apesar dessa perda de fôlego nos últimos dois meses, são os setores mais dinâmicos e que têm puxado o setor de serviços até então”, disse Almeida Junior.


O crescimento dos serviços em 2022 se segue a uma expansão de 10,9% em 2021, já num movimento de recuperação após o primeiro ano da pandemia, quando houve queda de 7,8% da atividade. Naquele momento mais intenso de isolamento social, os serviços foram o setor mais afetado pela pandemia.


Com uma realidade diferente, a área de tecnologia da informação, lembra o analista do IBGE, foi uma das poucas que avançou durante a pandemia, favorecida por digitalização dos serviços, oferta de serviços virtuais e a questão do home office. As empresas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto e ao isolamento social, ampliando a demanda por serviços de TI.


“TI é uma atividade extremamente dinâmica e foi uma das poucas que conseguiu crescer durante a pandemia. E continua a crescer num ritmo considerável”, explicou.


O setor de transportes, por sua vez, acumula alta de 13,6% no acumulado de 2022 até novembro. A taxa do segmento de cargas é ainda maior, de 15,2%. Almeida Junior ressaltou a ligação desse segmento com o transporte de produtos agrícolas, a importação de insumos e fertilizantes e também com o avanço do comércio eletrônico. “As compras on-line tiveram um impulso muito grande nesses últimos anos, o que provocou um boom em logística de entrega”, disse.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.