06/10/2020

Painel sobre dragagem permanente encerra primeiro dia de programação do Sul Export

 Painel sobre dragagem permanente encerra primeiro dia de programação do Sul Export


Primeiro dia do Sul Export contou ainda com palestra de secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura e painel sobre dragagem; ainda é possível se inscrever gratuitamente para assistir programação desta terça-feira (6)

O painel “Dragagem permanente visando ganhos operacionais dos portos” encerrou o primeiro dia da programação do Sul Export, que teve início nesta segunda-feira (5), em Curitiba, no Paraná. O evento reúne especialistas e autoridades para debater aspectos regionais da logística e infraestrutura portuárias relacionadas aos três Estados da região Sul do País: Paraná; Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e terá continuidade nesta terça-feira (6), com a realização de outros três painéis e a leitura da Carta Sul Export. As inscrições para assistir online são gratuitas e podem ser realizadas a qualquer momento. Basta acessar https://forumbrasilexport.com.br/sulexport/

Assim como aconteceu em Macapá, no Norte Export, o Sul Export tem caráter híbrido. Um número limitado de participantes, palestrantes e convidados está reunido presencialmente no Bourbon Curitiba Convention Hotel seguindo todas as normas recomendadas pelas autoridades sanitárias devido à pandemia do novo coronavírus. Alguns palestrantes e convidados do evento participaram via Zoom, mesma ferramenta utilizada pela plateia para assistir ao evento.

Jesualdo Silva, presidente do Sul Export, afirmou que o evento atingiu todos os objetivos até agora. “Foi extremamente positivo. Os pontos importantes que estavam previstos para esse primeiro dia foram atingidos, com bastante riqueza de debates. Reputo que o evento foi um sucesso nesse primeiro dia e temos certeza que amanhã se repetirá”, afirmou o executivo, que também é diretor-presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários).

O presidente do Conselho Nacional do Fórum Brasil Export, José Roberto Campos; e Angelino Caputo e Oliveira, diretor-executivo da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados); e Jesualdo Silva, diretor-presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários); foram os primeiros a falar e deram as boas-vindas a todos os participantes, palestrantes e público que acompanhava o evento online.

Em seguida foi feita a apresentação dos patrocinadores do evento: Conapra (Conselho Nacional de Praticagem), Piacentini do Brasil, CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Portonave e ABTP.

Coube ao CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, fazer a palestra de abertura. Em seu discurso, Julião agradeceu a todos os conselheiros e apoiadores que tornaram possível a realização do Sul Export, e lembrou que o secretário Piloni participou ativamente de 5 dos 100 webinários realizados pelo Fórum Brasil Export realizados entre abril e setembro último, antes do início da jornada dos encontros regionais.

Lembrou ainda a vocação econômica da região Sul, que tem indiscutível vocação industrial e agropecuária, e ainda a importância dos portos instalados na região. Entre outras coisas, falou também dos próximos fóruns regionais do Brasil Export. “O Brasil Export encara sua responsabilidade de contribuir para a construção de um Brasil mais eficiente, mais rico e mais justo”, afirmou Fabrício Julião durante a solenidade.

Homenagem
Durante a solenidade de abertura do Sul Export, as autoridades presentes ao palco, na plateia do Bourbon Hotel, em Curitiba, e todos aqueles que acompanhavam online foram convidados a prestar um minuto de silêncio em homenagem à memória de Pedro Ferreira Arantes, conselheiro do Centro-Oeste Export morto no último dia 2 de outubro.

Arantes dedicou quase três décadas de sua vida ao agro goiano e brasileiro. Ele era também conselheiro do Coinfra (Conselho Temático de Infraestrutura) da Fieg (Federação das Indústrias do Estado de Goiás).

Piloni
Diogo Piloni realizou a palestra de abertura do Sul Export. Nela, conclamou a todos para que participem das iniciativas do Pró-Brasil, o projeto de recuperação econômica em curso pelo governo federal.Piloni falou das várias obras portuárias em andamento, a importância do projeto que cria a política de estímulo à cabotagem, denominado “BR do Mar”, e ainda melhoria do ambiente regulatório.Ele elogiou a iniciativa de criação do Sul Export e o classificou como um ambiente importante para discussões.

Painel tecnológico e primeiro painel

Em seguida a fala de Piloni, teve início o painel tecnológico do “Momento Hack Export”, ligado do Brasil Hack Export, evento de tecnologia de inovação que acontece de forma paralela ao Fórum Brasil Export. O palestrante foi o consultor de estratégia e inovação da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes Constante. ⠀

Em sua palestra, ele falou da fundação, melhores práticas em sistemas de comunicação portuária, e ainda o estágio da implantação do PSC (Port Community Systems) na Portos do Paraná. O principal objetivo do sistema é o de colaborar com o planejamento estratégico para o Porto estar preparado para os desafios do futuro. Constante disse que o motivo da escolha do porto se dá pelo alto nível de desenvolvimento tecnológico da autoridade portuária que administra os portos de Paranaguá e Antonina.

O primeiro dia foi encerrado com o painel “Dragagem permanente visando ganhos operacionais dos portos”, que contou com moderação de Juarez Moraes e Silva, e a apresentação; ao prático João Bosco de Brito Vasconcelos, ambos conselheiros do Sul Export. Entre os expositores estavam Julio Cesar Dias, da secretaria nacional de Portos de Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura; capitão-de-fragata César Reinert Bulhões, da Marinha do Brasil; Fernando Estima, superintendente dos portos do Rio Grande do Sul; Luiz Fernando Garcia da Silva, diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA); e Wilen Manteli, consultor do Conselho Deliberativo da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários).

Ao fazer um balanço sobre o evento, Fabrício Julião, CEO do Fórum Brasil Export, destacou dois momentos: a abertura com o secretário Piloni e a qualidade do painel sobre dragagem. “O primeiro dia superou as expectativas. Nós tivemos uma abertura muito boa, com a apresentação do secretário Piloni, dos assuntos ligados à secretaria de Portos, e depois o primeiro painel de dragagem. E esse tema é sempre muito polêmico mas foi de muito conteúdo, com a participação da Marinha, das entidades, do presidente do Porto de Paranaguá, e foi um debate que chamou a atenção pela qualidade técnica daquilo que foi abordado e dos encaminhamentos”, afirmou o CEO do Fórum Brasil Export.

Painéis e leitura da Carta do Sul Export

O Sul Export continua nesta terça-feira (6). A programação inclui três painéis com os seguintes temas: “Os Desafios para a desestatização dos portos da região sul”; “A reindustrialização e a agroindustrialização da economia e dos portos do Sul”; e “A importância da multimodalidade para o desenvolvimento dos portos do Sul”.

Em seguida será realizada a solenidade de encerramento, momento em que a Carta Sul Export será lida por Jesualdo Silva, presidente do Conselho Sul Export.

Inscrições

Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Para saber mais sobre como participar do Brasil Hack Export, o evento de inovação ligado ao Fórum, acesse https://www.brasilhackexport.com.br/

Fonte: Brasil Export

Notícias Relacionadas
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais
 A corrida pelo hidrogênio verde

24/04/2024

A corrida pelo hidrogênio verde

O passo a passo da descarbonização energética está consolidado. As fontes fósseis são deixadas de lado para dar lugar à energia captada a partir do sol, do vento, da água e até por meio (...)

Leia mais
 Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

24/04/2024

Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.