16/10/2020

Logística Verde é prática fundamental para sustentabilidade das empresas

 Logística Verde é prática fundamental para sustentabilidade das empresas


Conhecimentos sobre o tema estão presentes em dois cursos de graduação do Senac EAD: tecnologia em Logística e tecnologia em Gestão Ambiental

Nas últimas quatro décadas, empresas e organizações reformularam os processos de produção de bens e serviços, pautados no tripé da sustentabilidade que visa a integração do desenvolvimento econômico, social e ambiental da sociedade. Dessa forma, gradualmente, foi desenvolvida uma infraestrutura de trabalho focada na redução e eliminação de atividades que impactassem o meio ambiente.

A partir dessa perspectiva foi idealizada a Logística Verde, também chamada de Logística Ambiental, com objetivo de envolver um conjunto de diretrizes, políticas e medidas sustentáveis que contribuam com a redução do impacto ambiental ocasionado pelas atividades logísticas.

O tema é abrangente e requer uma atuação pedagógica interdisciplinar, por isso, está presente em duas graduações do Senac EAD, tecnologia em Gestão Ambiental e tecnologia em Logística. Dessa forma, o intuito da instituição é oferecer uma metodologia que reforça a importância de unir teoria, prática e empreendedorismo, estimulando a participação ativa dos alunos na busca por soluções exigidas pelo mercado de trabalho.

Logística nas empresas

O coordenador da graduação de tecnologia em Logística do Senac EAD, Alexandre Santos, explica que a logística verde estuda meios de planejar e diminuir impactos ambientais de todas as atividades tradicionais do setor como, por exemplo, aquisição de materiais, armazenamento, embalagens e transportes. “A implementação dessas práticas pode ser verificada na redução de materiais para embalagem e no uso de produtos biodegradáveis, como práticas de ‘embalagem verde’. No setor de transportes, a utilização de veículos menos poluentes e a manutenção adequada da frota implica na redução do consumo de combustível e na otimização das rotas de deslocamento”, detalha.

O especialista esclarece ainda a diferença entre logística verde e reversa, observando que apesar das duas práticas terem em comum a preocupação com os impactos ambientais negativos das atividades logísticas, os conceitos e objetivos são diferentes. “Enquanto a logística verde tem como meta planejar e minimizar os impactos ambientais das diferentes atividades cotidianas, a logística reversa viabiliza o retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, possibilitando o reaproveitamento, a reciclagem e a reutilização de materiais”.

Gestão Ambiental

O tema também está presente na ementa da graduação de tecnologia em Gestão Ambiental e a professora do Senac EAD, Alessandra Knopik Beltrame, aponta os principais ganhos para empresas, em termos de redução de custos e ações sustentáveis: “Com a implantação da logística verde é possível reduzir consumo de energia elétrica ou ainda substituir por outras fontes renováveis como a solar e eólica. Já a redução da movimentação de materiais dentro da empresa reflete no menor uso de maquinário, combustível e acidentes de trabalho. Outra ação relevante é a otimização dos modais de transporte que contribuem na redução do uso de caminhões, refletindo no menor desgaste de pneus, asfalto, emissão de poluentes no ar e uso de combustíveis de origem fóssil”, enumera.

Para que as empresas alcancem mais assertividade na prática de logística verde, é necessário seguir algumas fases de implementação. Alessandra pontua cada uma, em ordem de importância:

– Incluir a logística verde nas políticas ambientais da empresa, a fim de que a informação seja amplamente divulgada e incorporada pelos funcionários;

– Gestão de embalagens é um dos pontos que merecem atenção redobrada, visto que entre os materiais mais empregados estão o plástico e isopor, ambos altamente impactantes no meio ambiente;

– Gestão de transporte é outro fator crucial na logística verde. Com a redução dos impactos ambientais é fundamental que a empresa tenha um planejamento que considere variáveis como redução no número de viagens, deslocamento e substituição de veículos por menos poluentes;

– Instalações sustentáveis requerem depósitos e centros de distribuição adaptados ou instalados dentro das premissas de construção e gestão sustentáveis;

– Reciclagem dos resíduos produzidos na operação logística, visando a redução na geração de lixo e o correto descarte;

– Implementação da logística reversa engloba o processo de devolução de produtos, seja por vencimento do prazo de validade, identificação de defeitos ou que não podem ser descartados no lixo comum.

Fonte: Enfoque MS

Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.