A Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) diz que a crise hídrica que afeta as regiões Sudeste e Centro-Oeste e pode comprometer a hidrovia Tietê-Paraná, uma das principais vias fluviais de transporte de cargas, não ameaça o escoamento da produção de soja.
Pelas previsões da entidade, as rodovias e ferrovias dariam conta de carregar o volume atualmente transportado pela hidrovia, que chegou a cerca de 660 mil toneladas nos primeiros quatro meses de 2021, de acordo com a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que serão colhidos mais de 130 milhões de toneladas do grão neste ano.
"O problema na hidrovia não é necessariamente um complicador, porque o volume transportado é muito pequeno frente à quantidade por outros modais. Isso não traz preocupação para o setor", diz o presidente da Aprosoja São Paulo, Gustavo Chavaglia.
Fonte: Folha
20/05/2025
Wilson Sons elimina emissões por uso de energia 100% renovável no Tecon Rio Grande
A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, obteve, por meio do Tecon Rio Grande (RS), a certificação que comprova o uso exclusivo de energia elétrica prov (...)