04/09/2020

Governo do Paraná apresenta projeto de Corredor Oeste de Exportação

 Governo do Paraná apresenta projeto de Corredor Oeste de Exportação



O governador do Paraná Carlos Massa apresentou à bancada dos deputados federais paranaenses projeto de implantação do Corredor Oeste de Exportação, novo ramal ferroviário que ligará o Porto de Paranaguá à cidade de Maracaju, ampliando a malha hoje operada pela Ferroeste.

Se concretizada, a nova malha ferroviária se estenderia por 1.371 quilômetros e incluiria a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju e Cascavel; a revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava; a construção de uma nova rota entre Guarapuava e Paranaguá; e um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
Como o projeto está em fase de desenvolvimento, ainda não há valor definido para a obra. Em agosto foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Mato Grosso do Sul para acelerar a iniciativa.

Já foi assinado o contrato com a empresa TPF Engenharia para a execução dos Estudos de Viabilidade Técnico-Operacional, Económico-Financeira, Ambiental e Jurídica (EVTEA), o qual deverá ser concluído no prazo máximo de um ano.
A proposta consiste em abrir a concessão do projeto à iniciativa privada. Em junho, a Ferroeste cumpriu os requisitos para aderir ao Programa de Associação de Investimentos do Governo Federal (PPI), a pedido do governo estadual. Com a inclusão no PPI, o Sindicato ajudará o Paraná com o suporte técnico regulatório necessário em diversas áreas, desde modelagem e meio ambiente até atração de investidores.

A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão na Bolsa de Valores (B3) até novembro de 2021, com o EVTEA e o EIA / RIMA já concluídos. O modelo de concessão, total ou parcial, está em discussão no grupo de trabalho que elabora o Plano Ferroviário do Estado do Paraná, instituído em julho pelo governador Ratinho Junior.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Operadoras de logística investem na otimização de processos

28/03/2024

Operadoras de logística investem na otimização de processos

A alta de demanda nos segmentos de alimentos, produtos de consumo e saúde impulsiona uma nova onda de investimentos das operadoras brasileiras de logística em 2024, com foco principalmen (...)

Leia mais
 Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

28/03/2024

Para operadores de logística na área da saúde, receita é equilibrar tempo e boas práticas

O surto de dengue, sem dúvida, fará de 2024 um ano mais intenso para os operadores de logística na área da saúde. Nada, porém, que se compare à situação apocalíptica que foi a pandemia d (...)

Leia mais
 Caminhões na rota da descarbonização

28/03/2024

Caminhões na rota da descarbonização

A redução da taxa Selic e a expectativa de mais cortes em 2024, somadas aos recentes anúncios do governo federal como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aquecem o mercad (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.