25/04/2023

Entrega e serviço pós-vendas: a experiência do cliente nunca termina

 Entrega e serviço pós-vendas: a experiência do cliente nunca termina



Alexandre D. Cecolim, Diretor de Service Logistics da DHL Supply Chain na América Latina


Como profissionais de logística, nossa interação natural com os negócios segue a linha da cadeia de distribuição, com métricas ligadas à nossa disciplina de abastecimento e logística. Porém, o impacto sobre os negócios é muito mais complexo: além dos números, há um grande impacto sobre a reputação da empresa.


De acordo com o Reputation Institute, o valor e a reputação de uma marca são construídos em diversas dimensões: inovação, responsabilidade social, resultados financeiros, produtos, serviços e, claro, o desempenho apresentado. São essas duas últimas dimensões que necessitam da nossa atenção.


O tempo é um dos principais fatores para atender ou superar as expectativas do cliente. Em breve, o envio em 2 horas, 4 horas e no mesmo dia não será mais um privilégio, mas um padrão que todas as empresas se esforçarão para oferecer. 


Hoje, como consumidores finais, temos a expectativa de entrega em 24 horas e essa mesma exigência é transferida para o mundo empresarial, onde esse nível de serviço é esperado não só na distribuição de produtos finais, mas também no atendimento pós-venda para manutenção de garantias e reparos de equipamentos de tecnologia, entrega de peças de reposição nos setores industriais e automotivos, e dentro do setor da saúde, atendimento e suporte às cirurgias emergenciais e reposição de produtos consignados. Já não se trata apenas da urgência na entrega, mas também do impacto sobre as operações de negócios - ninguém quer abrir mão de milhões de dólares em perdas de produtividade, receita e/ou market share, certo?


Convenhamos, hoje o ciclo de vendas de um produto não termina com a entrega. Os nossos clientes e seus consumidores  têm uma expectativa de acompanhamento e de resolução de incidentes que, se não for atendida adequadamente ou superada, pode desencadear diversas consequências, como: perda de fidelização de clientes, sanções com base em métricas contratuais de KPIs, perda de receita por atrasos nos relatórios OTC (Order to Cash), avaliações ruins que afetam novos fluxo de pedidos e até mesmo escândalos que podem acabar prejudicando a imagem e a reputação das empresas (uma experiência ruim pode gerar impactos, inclusive, no valor da ação). Como especialistas em logística de missão crítica, sabemos que cada minuto de atraso na entrega de um produto de substituição ou de um dispositivo médico pode afetar seriamente a vida das pessoas.


Levando em conta o quanto é crítico fornecer produtos e peças de reposição que afetam diretamente as operações de negócios dos clientes, é fundamental que especialistas em logística e serviços de pós-venda reflitam muito sobre a estratégia adotada por cada empresa em combinação com a missão e os objetivos da área de logística, avaliando de que formas, a partir da nossa área de atuação, podemos contribuir com os negócios do cliente final, não apenas em números, mas também nos serviços de valor agregado atrelados à experiência de marca com a qual cada empresa busca se posicionar. 



Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.