08/04/2022

Drones e Metaverso já fazem parte da realidade dos Operadores Logísticos

 Drones e Metaverso já fazem parte da realidade dos Operadores Logísticos



Você sabe o que é Blockchain e Metaverso? Aqueles que tiveram a oportunidade de acompanhar o último dia de programação da Rota Fenatran, na tarde desta quinta-feira, aprenderam um pouco sobre esses dois termos tão atuais e ao mesmo tempo ainda permeados de dúvidas. Os conceitos, assim como a sua aplicabilidade nos setores de logística e transporte, foram apresentados durante o painel "Novas tecnologias que impactarão o transporte", que contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo da ABOL, Djalma Vilela.


Também à frente da Multilog, o executivo destacou o crescente e constante investimento dos Operadores Logísticos (OLs) em tecnologia e inovação, com destaque para as Logtechs, startups ligadas ao setor. "Quando olhamos o mercado global de cargas, a gente já vê iniciativas de aplicações de blockchain, por exemplo, mas isso é uma jornada, muitos ainda estão em fase de laboratório e testes, mas já temos casos práticos. O futuro é hoje", destacou Vilela, logo no início das apresentações sobre o tema.


Durante todo o painel, Vilela esteve atento ao significado dos conceitos e suas diretrizes. Ele chegou, inclusive, a ser instigado pelos participantes sobre a criação pela ABOL de um Metaverso do Transporte. "É possível que haja um Metaverso do transporte e a ABOL deveria ser detentora. As associações precisam gerar mais valor aos patrocinadores, criar novos modelos de relação, um novo nível de engajamento, com novas formas de entrega e retorno sobre investimentos. Temos que fazer esse Metaverso", afirmou o executivo do Blockchain Research Institute (BRI) no Brasil, Carl Amorim.


Mas, afinal, o que é Metaverso e Blockchain? De acordo com Amorim, Blockchain são dados permanentes, é a possibilidade de fazer transações de ativos sem intermediários. "O Blockchain traz eficiência, garante contratos inteligentes com aplicativos que gerenciam esse fluxo de informações, com Inteligência Artificial capaz de tornar a cadeia de distribuição eficiente no nível netflix. O Blockchain permite monitoramento da carga, menor tempo de espera do produto nos armazéns e diminui o tempo de trânsito da documentação. Ele permite que você crie uma mudança cultural na forma como se relaciona com o frete", explicou.


Quando se trata de Metaverso, o CEO da Dorier Group Brazil, Ney Neto, desmistificou o conceito criado por Mark Zuckerberg ao tratar do novo Facebook, chamado de Meta. "É um espaço virtual coletivo e compartilhado que se cria pela convergência de várias realidades, física e digital. É o alinhamento de todos os planetas digitais interativos. É o futuro da internet. Por trás do Metaverso tem algo chamado Web3, que é uma revolução. No Metaverso, por exemplo, seria possível a pessoa se sentir de fato com a gente aqui, agora".


Diante das explicações e do que está por vir, Vilela mostrou como esses avanços já começaram a integrar o universo dos OLs. A execução da chamada Last Mile (última milha) por drones foi uma das soluções inovadoras apontadas pelo presidente da ABOL. Nos Estados Unidos, mencionou o executivo, doses de vacinas contra o Covid chegaram a ser transportadas via drone de forma muito assertiva. "Nos grandes centros, até 10 quilômetros, muitas encomendas já estão sendo entregues por drones. Outras aplicações dos equipamentos acontecem em armazéns para que seja feito o inventário de posições pallets. Também temos casos práticos de utilização de drones para o gerenciamento de posições de caminhões em áreas descobertas".


Segundo Vilela, o Metaverso também já começa a se aproximar da rotina dos Operadores. "O cliente consegue fazer controle de temperatura dos armazéns por realidade mista com óculos e outros meios de acesso. Dentro do Metaverso, também temos associados que vêm usando o mecanismo para treinamento de motoristas, onde tem obstáculos, acidentes, estradas sinuosas. Nosso objetivo é ser cada vez mais leves e tornar as operações mais leves", finalizou Vilela.



Notícias Relacionadas
 Capacitação profissional em logística insere jovens no mercado de trabalho

17/04/2024

Capacitação profissional em logística insere jovens no mercado de trabalho

A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo, há sete anos tem direcionado atenção especial para ações assistenciais nas regiões em que atua. Idealiza (...)

Leia mais
 Demanda maior por carga aérea atrai operadoras

19/03/2024

Demanda maior por carga aérea atrai operadoras

A disparada na demanda por transporte de carga aérea puxada pelo e-commerce trouxe diversos entrantes no mercado brasileiro após as turbulências da pandemia. Para além de empresas de log (...)

Leia mais
 ABOL fala sobre a regulamentação do mercado de carbono no Brasil em evento da Bravo

20/02/2024

ABOL fala sobre a regulamentação do mercado de carbono no Brasil em evento da Bravo

Em tramitação no Congresso Nacional, a regulamentação do mercado de carbono no Brasil poderá ser aprovada ainda este ano. Atualmente no Senado Federal, o Projeto de Lei conta com a numer (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.