26/01/2023

Demanda por galpões deve se acomodar em 2023

 Demanda por galpões deve se acomodar em 2023



O setor de galpões logísticos e industriais do país teve um 2022 intenso em novas entregas. Segundo a consultoria JLL, o novo volume que chegou ao mercado no ano passado foi de 3,1 milhões de metros quadrados, ante 1,9 milhão em 2021. Mesmo assim, a taxa de vacância do segmento ficou estável, em 11,09%.


Para 2023, é aguardada uma desaceleração desse crescimento, afirma André Romano, gerente de industrial e logística da JLL, com a entrega de 3,3 milhões de metros quadrados de galpões.


O setor passa por um momento de revisão das áreas locadas por companhias de ecommerce, que fomentaram o crescimento expressivo do estoque desde o início da pandemia. Como explica Celina Antunes, presidente da Cushman & Wakefield, essas empresas tiveram que crescer “a toque de caixa” e agora precisam repensar sua distribuição logística.


Como aponta a projeção de novo estoque para 2023, esse momento do ecommerce não significa queda na procura pelos galpões. O setor industrial tem elevado sua demanda pelos espaços, afirma Romano.


“A guerra da Rússia acabou acelerando a demanda da indústria, tivemos algumas consultas grandes de empresas dos BRICS que estão olhando o Brasil com maior carinho”, afirma. Segundo Romano, a procura tem sido maior nos segmentos farmacêutico e de agropecuária.


Os problemas nas cadeias produtivas causados pela pandemia e pela guerra fomentam o interesse de empresas nacionais, e estrangeiras que atuam aqui, em ampliar sua presença fabril no Brasil, para diminuir a dependência de importações. “Estão pensando mais em ter uma cadeia logística melhor do que simplesmente em custo”, afirma Fábio Maceira, presidente da JLL.


O forte aumento nos custos da construção civil, também resultado da pandemia e da guerra na Europa, arrefeceu desde o segundo semestre do ano passado, conta Hailton Liberatore, sócio-diretor da construtora Libercon Engenharia, que fabrica galpões logísticos e industriais pelo país.


Segundo ele, já não se verificam mais os grandes aumentos nos insumos básicos do setor, como aço e cimento. Há, no entanto, uma preocupação com novas altas do metal, de cerca de 10%, anunciadas no início do mês pelas principais companhias siderúrgicas. “É muito mais palatável do que foi anteriormente”, afirma.


O empresário também tem a expectativa de que o governo federal ajude a fomentar o consumo interno, se seguir as mesmas diretrizes adotadas nas gestões passadas de Lula, o que levaria a mais demanda para os galpões. “É expansão na veia, porque pode ter consumo sem loja [física], mas não sem logística”, diz.


Por enquanto, a situação econômica do país tem jogado mais contra do que a favor. Liberatore afirma que as negociações para novos condomínios industriais e logísticos ficaram mais lentas no último ano. Ciclos que antes duravam de dois a quatro anos, do fechamento do negócio à entrega do empreendimento, passaram a durar de três a cinco, o que atrapalha o andamento dos projetos. “Tudo foi mais lento, a decisão de investimento, de liberar projeto para começar a realizar, dos inquilinos, de aquisição de terreno ou dos ativos”, afirma. “Não é algo só do setor, mas da economia brasileira”.


Reclamação antiga de quem produz e aluga galpões no país, por estar supostamente defasado, o preço da locação do metro quadrado desses espaços subiu 16,3% em 2022, para R$ 24,29. Neste ano, Romano vê tendência de estabilização do valor, com a acomodação dos custos para produzir e da demanda do ecommerce.


Os efeitos do rombo de R$ 20 bilhões nas contas das Americanas, e da recuperação judicial da empresa, ainda deve ser avaliado pelo mercado. De acordo com o gerente, a companhia era um dos dez maiores locatários desses espaços, mas já vinha revendo a área que ocupava. Para Maceira, é principalmente a reação do ecommerce da companhia à essa situação que deve ditar o impacto na área logística.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.