28/09/2022

Coopercarga inicia mais uma operação com carretas a GNV e Biometano

 Coopercarga inicia mais uma operação com carretas a GNV e Biometano



Desde o começo de setembro, os primeiros seis conjuntos de carretas movidas a Gás Natural Veicular (GNV) da Coopercarga Logística para o cliente Natura &Co circulam no estado de São Paulo. Os veículos, que fazem o transporte de produtos acabados da marca, também estão habilitados para rodar à base de Biometano, um biocombustível gerado a partir de resíduos orgânicos, e que reduz ainda mais o impacto dessa atividade no meio ambiente. Já de início, a projeção é emitir 16% menos poluentes em relação à frota movida a diesel.


Com o uso do Biometano, que pode ser viabilizado até o primeiro semestre de 2023, o potencial de redução de emissões chega a 82%, na medida em que a oferta do biocombustível se amplie no país. Como resultado imediato dessa transformação logística, mais de 98 toneladas de gases do efeito estufa deixarão de ser lançadas na atmosfera a cada ano.


Para Osni Roman, Presidente do Grupo Coopercarga a iniciativa é “um valor sendo colocado em prática, a operação que conta com quase 10 anos de existência se destaca cada vez mais com iniciativas positivas.”


Os veículos serão conduzidos por motoristas mulheres. Em um ano, serão realizadas 12 mil viagens, percorrendo 640 mil quilômetros. Inicialmente, as carretas vão circular em duas rotas, que compreendem os municípios de São Paulo, Cajamar e Itupeva, sedes de unidades fabris e de centros de distribuição da Natura.


Tendo como trajeto as principais rodovias do Estado, como a Bandeirantes, a Anhanguera e a Dom Gabriel, as carretas levarão estampadas em seus baús a mensagem da Jornada de Impacto Positivo, iniciativa que representa a ambição da Natura em ser net zero (zerar emissões líquidas) até 2030, propósito alinhado aos objetivos Coopercarga que buscam práticas de ESG no transporte.


“Existe uma relação direta entre o transporte e a sustentabilidade, em função do impacto da emissão de CO2. A Coopercarga tem um compromisso de reduzir a emissão e trazer projetos práticos e assertivos, como esse que vemos na parceria com a Natura &Co”. Destaca Leandro Rocha, Diretor Comercial do Grupo Coopercarga.


A Operação teve sua oficialização ainda no início de setembro com um evento de lançamento que contou com a presença de colaboradores envolvidos no projeto de ambas as empresas, destaque para Nestor Felpi, Diretor Ciclo do Pedido Natura & Co LATAM e Osni Roman, Presidente do Grupo Coopercarga.


Sobre o programa Mulheres no Volante do Grupo Coopercarga:


Mulheres no Volante é um programa já enraizado na Coopercarga, ao todo já possuímos mais de 20 mulheres no projeto e, nesta parceria teremos 6 mulheres a frente dos veículos em diversas operações. Daniela Gonçalves, uma das Motoristas da operação destaca que enfrentou muitos desafios para conseguir sua habilitação, mas iniciativas como a da Coopercarga fazem a diferença em um cenário logístico que há anos é predominantemente masculino.


Há alguns anos, visitei a Natura com a faculdade e fiquei encantado com o “mundo” que observai lá dentro. Corta para 2022 e lá estou em Cajamar novamente, desta vez com a Coopercarga para iniciar uma parceria sustentável com 6 veículos movidos a GNV e Biometano.


Foi minha segunda vez na unidade Natura, mas a primeira em frente as câmeras para entrevistar os idealizadores de ambas as empresas e, o resultado sairá em alguns dias. Sobre a operação, você confere tudo neste link: https://www.coopercarga.com.br/publicacoes/detalhes/link/coopercarga-inicia-mais-uma-operacao-com-carretas--a-gnv-e-biometano~2353/lang/pt-br



Notícias Relacionadas
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais
 A corrida pelo hidrogênio verde

24/04/2024

A corrida pelo hidrogênio verde

O passo a passo da descarbonização energética está consolidado. As fontes fósseis são deixadas de lado para dar lugar à energia captada a partir do sol, do vento, da água e até por meio (...)

Leia mais
 Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

24/04/2024

Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.