20/10/2020

Brasil melhor que América Latina no pós-Covid

 Brasil melhor que América Latina no pós-Covid


Instituto Ifo, think-tank alemão, ouviu 950 especialistas em economia em 110 países sobre a retomada econômica pós-pandemia

O Brasil deve se sair economicamente da crise da Covid-19 melhor do que a América Latina como um todo, segundo pesquisa coordenada pelo Instituto Ifo de Pesquisa Econômica, com sede em Munique e um dos maiores ‘think-tanks’ alemães.

A pesquisa, divulgada agora em outubro, ouviu 950 especialistas em economia em 110 países entre 12 e 29 de agosto. Uma primeira rodada do levantamento, com foco nos efeitos econômicos da pandemia, foi realizada em abril.

Segundo a média dos cenários mais favoráveis dos especialistas consultados sobre o Brasil, o PIB nacional deve recuar 6,1% em 2020 e crescer 2,8% em 2021.

Mas os analistas apontaram também o que consideraram como um cenário pessimista e outro otimista. No caso do Brasil, a média do primeiro foi de queda de 8%, e a do segundo, de recuo de 4,7%.

Já no caso da América Latina como um todo, a média do cenário principal dos analistas consultados é de queda do PIB de 7,9% em 2020 e crescimento de 1,9% em 2021. Para 2020, a média dos cenários pessimistas é de queda de 10,5%, e a dos otimistas, de recuo de 5,8%.

Em termos de volta ao nível de produto pré-pandemia, a maior parcela (35,3%) dos especialistas da América Latina prevê que isso ocorra na região em 2022. Uma parcela de 23,5% crê que a volta ao nível anterior ocorrerá em 2021, mas quase 40% consideram que isso acontecerá apenas em 2023 ou depois.

Já os analistas europeus chegaram aos piores prognósticos econômicos, em relação à sua própria região, na comparação com o resto do mundo. A projeção média de recuo do PIB da zona do euro em 2020 é de 8,9%, com previsões de queda de dois dígitos nos casos de Espanha (-13,5%), Itália (-10,5%) e Portugal (-10,5%).

Em termos do formato da recuperação, a maioria dos analistas (42%, e lembrando que cada um fez previsões para o seu próprio país) acredita em retomada em U, o que os organizadores do trabalho definem, na parte da recessão, como um “declínio forte e persistente” (com uma recuperação simétrica, naturalmente).

Outros 32% entre os especialistas preveem retomadas no formato do símbolo da Nike, isto é, “um declínio forte e temporário seguido por uma recuperação lenta”, segundo a definição do estudo. Apenas 6% dos analistas previram retomada em V, isto é, recuperação forte depois de queda intensa.

Já uma parcela de 21% previu recessão com mergulho duplo, o que seria o formato do W. No Reino Unido, 40% dos especialistas previram retomada em W, e, nos Estados Unidos, 37%. A previsão da “double-dip recession” está ligada, naturalmente, ao temor de uma segunda onda da Covid-19.

Um aspecto em que o Brasil não aparece bem, segundo os especialistas do próprio país, é o impacto da pandemia no crescimento potencial. Na maior parte dos países, a grande maioria dos analistas considera que haverá efeito negativo no produto potencial.

Mas a pesquisa distingue dois tipos de efeito. Um é o “efeito nível”, em que há uma queda no produto, que não se recupera depois. E outro é o “efeito crescimento”, em que a taxa de expansão do produto potencial passa a ser menor. No caso brasileiro, 35% dos analistas disseram esperar um impacto negativo no PIB potencial pelo efeito nível, e 65% pela combinação de efeito nível e efeito crescimento.

Nesse segundo indicador (porcentagem dos analistas que esperam perda de produto potencial tanto pelo efeito nível quanto pelo efeito crescimento), o Brasil foi o pior de uma lista dez economias importantes selecionados pelos organizadores do trabalho.

Fonte: O Estado de São Paulo

Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.