Selo ABOL

« voltar para notíciasID Logistics cresce receita em ritmo acelerado

ID Logistics cresce receita em ritmo acelerado

O Grupo ID Logistics, um dos líderes europeus em logística contratual, obteve um crescimento 10,9% (9,4% a taxas de câmbio atuais) da sua receita no primeiro semestre do ano, totalizando 744,5 milhões de euros. O lucro operacional avançou 31% alcançando 19,5 milhões de euros e o lucro líquido manteve-se firme em 6,6 milhões de euros.

O Grupo ID Logistics espera alcançar um nível mais alto de rentabilidade no segundo semestre em comparação ao primeiro semestre.

O Grupo ID Logistics, um dos líderes europeus em logística contratual, obteve um crescimento 10,9% (9,4% a taxas de câmbio atuais) da sua receita no primeiro semestre do ano, totalizando 744,5 milhões de euros. O lucro operacional avançou 31% alcançando 19,5 milhões de euros e o lucro líquido manteve-se firme em 6,6 milhões de euros.

De acordo com Eric Hémar, Presidente e CEO do Grupo ID Logistics: “Mantivemos nosso desempenho financeiro em alto nível no primeiro semestre de 2019, graças à forte demanda dos clientes por uma organização logística eficaz. Nosso posicionamento sólido continua a impulsionar um ritmo saudável de crescimento e a elevar nossa lucratividade. Aumentar a satisfação do cliente, expandir nosso portfólio de negócios e ampliar nossa presença geográfica, permite-nos avançar firmemente na direção do nosso objetivo”.

 

 

 

Crescimento da Receita em Ritmo Acelerado

 

No primeiro semestre, a receita da ID Logistics chegou a 744,5 milhões de euros, registrando acréscimo de 9,4% e de 10,9%, a taxas de câmbio constantes.

 

– Na França, as receitas totalizaram 349 milhões de euros, um aumento de 5,6% em relação ao primeiro semestre de 2018. O crescimento foi impulsionado principalmente pelos novos contratos iniciados em 2018 e no começo de 2019. – As receitas internacionais totalizaram 395,5 milhões de euros, um aumento de 13,1% em comparação ao primeiro semestre de 2018. Levados em conta do efeito cambial negativo e a hiperinflação na Argentina, o crescimento orgânico foi de 16 %. – A contribuição dos novos contratos iniciados em 2018 e no começo de 2019 e o amplo efeito positivo de preço e volume compensaram a oscilação negativa da moeda. O bom desempenho dos mercados internacionais foi impulsionado principalmente pela Espanha, Alemanha, Holanda e Rússia.

 

Aumento da Receita Operacional

 

O Grupo ID Logistics apresentou melhoria adicional na lucratividade de suas operações. Sua receita operacional subjacente avançou para 19,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2019. Isso representa uma margem operacional de 2,6%, um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2108. A introdução da IFRS 16 em 2019 impulsionou o percentual. Descontado esse efeito, as receitas operacionais subjacentes totalizaram 17,2 milhões de euros, um aumento de 15,4% em comparação com o primeiro semestre de 2018.

 

– Na França, a margem operacional, de acordo com a IFRS 16, foi de 3,7%, em 30 de junho de 2019, em comparação ao percentual de 3,6% registrado na mesma data em 2018. Continua a melhorar gradualmente, enquanto controla os custos de novos casos começaram em 2019 e absorvem o efeito adverso do final da taxa de crédito CICE.

 

– Internacionalmente, a margem operacional internacional subjacente corrigida pelo impacto da IFRS 16 foi de 1,1%, representando uma melhoria em comparação ao primeiro semestre de 2018. Os ganhos de produtividade nos contratos existentes compensam os custos iniciais dos novos contratos em conjunto com o forte crescimento dos negócios e aproximadamente 0,3 milhões de euros em efeitos cambiais negativos.

 

 Melhoria no Lucro Líquido

 

O lucro líquido do semestre mostra uma ligeira queda para 6,6 milhões de euros em comparação aos 7,4 milhões de euros apurado no primeiro semestre de 2018. O valor inclui um impacto desfavorável de 1,6 milhões de euros devido à aplicação da nova norma contábil IFRS 16. Excluindo esse efeito, o montante sobe para 8,2 milhões de euros, um acréscimo de 10,8%.

  

Boa Geração de Caixa e Sólida Estrutura Financeira Na esteira do segundo semestre de 2018, a melhoria do EBITDA, aliada à efetiva gestão de capital de giro contribuiu para o aumento de caixa gerado pelas operações. Os investimentos subiram para 36,7 milhões de euros no primeiro semestre de 2019 em comparação aos 23,2 milhões de euros registrados no mesmo período de 2018. A maior parte do capital foi investida em contratos iniciados nos últimos 12 meses ou que ainda irão iniciar, com um componente de mecanização cada vez importante para atender à demanda dos clientes. No final de junho de 2019, a dívida financeira líquida estava em 81,9 milhões de euros, excluindo a norma contábil IFRS 16, indicando um ligeiro aumento em comparação aos 63 milhões registrados em dezembro 2018. Após ajustar os passivos de arrendamento mercantil no novo padrão contábil da IFRS 16, a dívida líquida totalizou 411,8 milhões de euros. Está limitada a 1,0x EBITDA, excluindo o efeito da IFRS 16 (ou 2,0x, de acordo com a IFRS 16), refletindo a forte capacidade de investimento da ID Logistics.

 

Perspectivas

 

O crescimento da receita continuará durante este ano. De acordo com a sazonalidade usual em seus negócios, o Grupo ID Logistics espera alcançar um nível mais alto de rentabilidade no segundo semestre em comparação ao primeiro semestre.Sobre a ID Logistics

 

O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos a nível internacional, com um faturamento em 2018 de 1,410 bilhão de euros. Gerencia mais de 300 sites localizados em 18 países representando 5,5 milhões m² operados na Europa, América Latina, Ásia e África, tendo ao seu dispor 20 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de clientes entre a distribuição, a indústria, a saúde e o comércio eletrônico, ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A ID Logistics está cotada no Departamento B do mercado regulado Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125).

   



(Para upload de curriculum,
acesse o site via desktop)